Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


16/09/2005 às 18:21 - Parceria leva Segundo Tempo ao cinema  

O olhar atento na ficção pode ajudar a compreender a realidade. Diante dessa expectativa, o filme “Os Incríveis” abriu a temporada de acesso ao cinema para milhares de crianças carentes do Distrito Federal e entorno. A iniciativa é dos Ministérios do Esporte e da Cultura.

As primeiras a se beneficiarem foram duzentas crianças do Instituto Educacional Sirlene Ferreira, um dos núcleos do programa Segundo Tempo em Samambaia. A cidade não tem cinema e a maior parte das crianças nunca entrou em uma sala de projeção. Por isso, o auditório Guimarães Rosa, do Ministério da Cultura, deixou as crianças encantadas.

Felipe Dias dos Santos, de 13 anos, disse que só conhecia um cinema móvel que "vez ou outra aparece na cidade onde moro", conta. Os olhos de Felipe se perderam diante de “uma TV tão grande”, afirma, vislumbrado. Outra criança, Marco Antonio Vieira, também de 13 anos, vê na iniciativa um incentivo a mais para que os colegas continuem participando do Programa Segundo Tempo. “A gente quase não tem oportunidades como essa que, quando acontece, nos ajuda muito”, conclui.

A cidade de Samambaia é uma das mais carentes do Distrito Federal. Sirlene Souza Ferreira, coordenadora do núcleo, vê no programa Segundo Tempo uma forma de conter a violência na localidade. “A maior parte das famílias têm mais de sete filhos. Como os pais podem levar os filhos ao cinema?” questiona, após elogiar a iniciativa. Para Sirlene, esta oportunidade também ajuda na socialização e interação das crianças e possibilita a elas conhecerem Brasília. “Muitos nunca vieram ao Plano Piloto”, afirma.

O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria de Esporte Educacional, pretende mobilizar núcleos do Segundo Tempo do DF e entorno até o fim do ano. A idéia é que, além de filmes, as crianças tenham acesso a teatro, música e palestras educativas. O Ministério da Cultura disponibiliza o espaço e os filmes que serão projetados. A meninada escolhe o filme que gostaria de assistir. As Crianças do núcleo Instituto Educacional Sirlene Ferreira tinham ainda como opção os filmes Tainá, O Quatrilho e filmes da Xuxa, entre outros.


Allan Barbosa


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: