Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


06/06/2005 às 16:40 - Segundo Tempo comemora Dia do Meio Ambiente em Porto Alegre  

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo, não passou em branco para os 120 estudantes contemplados pelo Segundo Tempo, programa de inclusão social do Ministério do Esporte. Eles participaram em Porto Alegre (RS) do projeto Pró-Margem que realiza ações de reflorestamento de matas ciliares nos leitos de rios e lagos.

Os alunos são moradores de bairros carentes das cidades de Estrela, Guaíba, Barra do Ribeiro e Pelotas, também no Rio Grande do Sul. Eles conheceram a Usina do Gasômetro, onde plantaram e distribuíram aos visitantes do ponto turístico mais de 500 mudas de árvores como angico, ingá e açoita-cavalo.

Os jovens do núcleo da Associação de Ecologia e Canoagem (AECA) - executora do Programa Segundo Tempo na parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) de Estrela (RS) - encabeçaram a lista de chegada ao evento. Na manhã de domingo, eles se reuniram no Parque Náutico da cidade, onde partiram de ônibus para a capital gaúcha dispostos a auxiliar na preservação da mata ciliar da orla do Lago Guaíba.

O projeto Pró-Margem é idealizado pela Kayak Rede, que tem o apoio do governo estadual. A meta, segundo Loberto Tatsch Banunas, coordenador do projeto, é realizar mais 11 mutirões com a participação dos jovens do Segundo Tempo em outras regiões. Durante o evento de Porto Alegre também foi realizada a II Travessia de Canoagem, com a participação de 200 canoístas de todo o estado.

Fascinado com a oportunidade que teve em conhecer Porto Alegre, Diego Vognach, 14 anos, contou que essa foi uma ação muito importante para o futuro da humanidade, porque preserva a natureza contra os desmatamentos. “Achei a ação legal. Com o plantio dessas mudas estamos evitando a erosão no leito de rios, riachos e lagoas”, acrescentou o estudante.

Para a aluna Franciele Meinersz, 12 anos, a atividade vivenciada na Usina do Gasômetro foi inesquecível. Ela agora é uma multiplicadora da ação. “Com o plantio de mudas, conservamos as espécies, evitando que elas entrem em extinção”, ensinou.

Para Rosana Laytouni, presidente da AECA e coordenadora do Segundo Tempo/Canoa Brasil, o dia teve um duplo significado. “Graças ao programa de inclusão social do Ministério do Esporte, as crianças tiveram a chance de conhecer uma das paisagens mais bonitas do estado, onde promoveram a preservação ambiental e ainda desfrutaram da companhia de profissionais da canoagem”, assegurou.

Os estudantes contemplados no Segundo Tempo praticam atividade física (canoagem) e recebem gratuitamente reforço escolar e alimentar, uniforme e material esportivo. O programa possui em todo o Brasil mais de 100 parcerias mantidas por meio de convênios entre as três escalas do governo - federal, estadual e municipal, ONGs, sindicatos, associações e a sociedade civil em geral. Atualmente mais de 1 milhão de crianças carentes são beneficiadas em mais de 800 municípios.


Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: