Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


28/04/2005 às 18:32 - Segundo Tempo chega ao interior de Goiás para 600 alunos  

A população carente do entorno do Distrito Federal comemorou na tarde de hoje (28/04) a chegada do Programa Segundo Tempo em Santo Antônio do Descoberto (GO). O lançamento contou com a presença do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, de populares, autoridades locais e cerca de 600 estudantes carentes que lotaram o Caic José Elias de Azevedo.

Os alunos contemplados, moradores dos bairros Beira Rio, Estrela Dalva 11 e 12, Parques Santo Antônio e Jardim de Alá, são procedentes de famílias com renda salarial até um salário mínimo. Em seu discurso, Agnelo Queiroz falou sobre a importância do Segundo Tempo. “O esporte educa, constrói uma cultura de paz e forma cidadãos mais bem preparados para a vida”, disse o ministro.

O novo núcleo tem como referência a prática da capoeira. Durante a solenidade, as estudantes Cássia Rodrigues, 9 anos, e Tainara Soares, 7 anos, desfilaram carregando a bandeira do Brasil, dando início à apresentação do hino nacional. O judoca brasiliense tri-campeão brasileiro do ranking de circuito, Gabriel Alberto, 12 anos, e Luiz Augusto, campeão brasiliense de tênis de mesa, também prestigiaram a inauguração da unidade do programa. Eles treinam no Clube da Saúde, outro núcleo do Segundo Tempo no Distrito Federal.

A unidade de Santo Antônio do Descoberto é a segunda a ser instalada fora de Brasília, dentre as nove unidades de atendimento da parceria com o Sinlazer (Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e de Esportes do DF). O outro núcleo fora do DF funciona no Colégio Gênesis da Cidade Ocidental (GO). Na capital federal, o convênio com o Sindicato beneficia cerca de 7 mil crianças nos clubes da Saúde e Caeso (Plano Piloto), Bancrevea e Sodeso (Sobradinho). As outras unidades em funcionamento são a Fundação Criança (Gama), no Ginásio Coberto do Paranoá, a Quadra 327 (Samambaia) e a Quadra 103 (Recanto das Emas).

As atividades do novo núcleo são desenvolvidas na quadra coberta municipal e no salão de festas do Centro Integrado Municipal. Coordenador de núcleo na cidade, Antônio Rodrigues de Sousa - mais conhecido como Mestre Rodrigues - afirma que o Segundo Tempo chega em boa hora. O trabalho voluntário desenvolvido por ele há 18 anos na região - ensinar artes marciais para jovens carentes - terá agora uma base sólida, graças à alimentação fornecida pelo programa. “Saco vazio não fica em pé. As crianças daqui são muito pobres, mas agora estarão no caminho do bem, com uma nova perspectiva de vida”, comemora o mestre, que também é diretor da Federação de Capoeira do Goiás.

Maria Francisca de Araújo, dona-de-casa e moradora da cidade há 15 anos, enfrenta as dificuldades de proporcionar uma boa alimentação aos filhos. Com o marido desempregado, ela deposita suas esperanças no programa para superar a fase difícil. “Eu e meu marido poderemos até procurar emprego, porque meus filhos Fábio (17 anos) e Fernanda (13) terão esse reforço alimentar e estão acompanhados por pessoas de confiança, os monitores do Segundo Tempo”, disse.

Além da capoeira, as modalidades praticadas no núcleo de Santo Antônio do Descoberto são basquete, vôlei, futsal e futebol de campo. O Segundo Tempo, programa de inclusão social do governo federal, oferece esporte, reforço escolar e alimentar, uniforme e material esportivo a estudantes carentes dos ensinos fundamental e médio.


Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: