Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


24/01/2005 às 16:50 - Corrente de solidariedade no esporte atende mais 800 crianças no DF  

Uma nova vertente de parcerias, firmada com entidades sindicais representativas de classe, vem sendo adotada em Brasília pelo Programa Segundo Tempo. A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores do Comércio (Fetracom) inaugurou ontem uma parceria com o Ministério do Esporte para atender 800 jovens carentes. No ano passado, o Sindlazer também cedeu a estrutura dos clubes sociais filiados para 7 mil crianças carentes praticarem esporte gratuitamente.

A inauguração do núcleo do Segundo Tempo no Clube dos Comerciários reuniu ontem mais de mil pessoas. Segundo o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, a idéia é formar uma corrente de solidariedade com sindicalistas, trabalhadores do comércio e comunidade em defesa de um Brasil melhor. "Quando o assunto é dar dignidade para nossas crianças carentes, união é a palavra-chave", declarou.

A presidente da Fetracom e do Sindicato dos Comerciários do DF (Sindicom), Geralda Godinho, assegurou que os trabalhadores organizados estão nessa luta. "Com o Segundo Tempo não sobra tempo para garotada se envolver com drogas e com a violência. Essa tranqüilidade é tudo o que queremos", garantiu. A sindicalista também ressaltou que essa parceria é uma grande vitória da categoria.

A parceria entre Ministério do Esporte e Fetracom contempla 500 filhos de associados e mais 300 alunos carentes das cidades Recanto das Emas, Riacho Fundo II, da Comunidade Rural Caub e do Núcleo Rural Casa Grande. A partir de 31 de janeiro, os alunos terão aulas de futebol, natação, capoeira e dança. O convênio assegura ainda alimentação gratuita, reforço escolar, uniforme e material esportivo, além de um veículo para o transporte das crianças.

O lançamento do Segundo Tempo foi comemorado pela comunidade com um dia de lazer, chamado de "Domingão da Saúde". Foram realizadas diversas atividades recreativas e culturais. Houve ainda apresentação circense com a dupla de acrobacia aérea Márcia e Júlio, coral com alunos do Segundo Tempo do Núcleo Corpo de Bombeiros do Gama, dança coletiva com o Grupo Piritreme e roda de capoeira com o grupo Tucum dos Palmares.

O Clube dos Comerciários disponibilizou, durante a festa, médicos, clínicos gerais, pediatras e dentistas (para aplicação de flúor e higiene bucal). Esses são os mesmos profissionais que farão atendimento regular dos jovens contemplados pelo programa de inclusão social do governo federal. Além da infra-estrutura esportiva e de saúde, o Clube dos Comerciários colocou à disposição dos alunos uma biblioteca e uma videoteca.

A parceria com a Fetracom envolve sete sindicatos e cerca de 80 mil trabalhadores da categoria. Atualmente, o Segundo Tempo promove, através do esporte, a inclusão social de 800 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio, em todas as unidades federativas do País. No Distrito Federal e no Entorno, o programa contempla 27 mil crianças e jovens carentes.

Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: