Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


10/01/2005 às 17:56 - Alunos do Segundo Tempo selecionados para equipes esportivas  

O Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério do Esporte, que assegura educação em tempo integral para mais de 800 mil jovens no país, está agora sendo utilizado por equipes esportivas para o recrutamento de atletas.

Cinco alunos carentes do programa Segundo Tempo foram escolhidos para participar da equipe de basquete infantil da Universidade Mackenzie, em Barueri (SP). Caio Francisco da Silva, Gabriel Pereira dos Santos, Hugo Amâncio Gonçalves, Pablo Diogo Rocha e Silas Carlos Alves, todos com idade entre 9 e 12 anos, participaram do primeiro Campeonato Interno do Programa Segundo Tempo, em dezembro, quando foram identificados como jovens talentos do basquete. Os jogadores mirins ganharam bolsa de estudo e agora são alunos do Colégio Mackenzie.

A competição realizada em dezembro de 2004 reuniu 870 estudantes do Segundo Tempo da parceria entre o Ministério do Esporte e Projab - o Programa de Ação Social de Barueri. Além do basquete, houve disputa de vôlei, handebol e futebol de salão.

"Uma simples iniciativa como a realização de um campeonato interno representa para esses jovens a grande oportunidade de suas vidas", avaliou Marcondes Lima, coordenador-geral do Segundo Tempo na cidade.

Em Barueri, o Projab mantém duas unidades onde abriga jovens com problemas decorrentes de desestruturação familiar. Eles são atendidos pelo Segundo Tempo e, em alguns casos, são adolescentes que recebem também o acompanhamento do Juizado de Menores pois enfrentam problemas como abandono, agressões e alcoolismo familiar.

Para o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, o desempenho dos jovens de Barueri provam que o programa de inclusão social do Governo Federal alcança com sucesso seus objetivos. "Quando bem orientado, o jovem sabe como mudar seu destino para melhor", justifica Agnelo Queiroz ao reforçar que o esporte é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento integral de crianças e jovens.

Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: