Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


08/11/2004 às 18:36 - Encontro de núcleos gaúchos do Programa Segundo Tempo agita Estrela  

Brasília 08/11/2004 (Ascom/ME) - O Parque Náutico de Estrela (RS) foi palco, no último sábado, do 1º Encontro Gaúcho do Projeto Segundo Tempo/Navegar. Participaram do evento 150 estudantes dos ensinos médio e fundamental contemplados nos núcleos do programa em Estrela, Caxias do Sul e Porto Alegre. Essa iniciativa teve como principal objetivo promover a confraternização de alunos beneficiados e a troca de experiências entre os profissionais que atuam nessas três unidades de atendimento.

O Segundo Tempo/Navegar é um programa do Ministério do Esporte de inclusão social de jovens com idades de 12 a 15 anos. Eles praticam modalidades náuticas de canoagem, vela e remo e recebem alimentação, reforço escolar, uniforme, material esportivo gratuitos, além de noções de saúde, higiene e civismo.

A organização do Encontro de Núcleos esteve sob o comando da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e da Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), parceira e sede do núcleo do programa em Estrela, respectivamente. Entre as atividades promovidas no evento, a gincana de apresentação teve grande destaque. Divididos em pequenos grupos os estudantes dos três municípios demonstraram à comunidade a desenvoltura com que praticam as atividades esportivas.

Além das atividades de civismo - tarefas como hasteamento da bandeira e apresentação do Hino Nacional, as crianças participaram de concurso de desenhos cujo tema foi Segundo Tempo/Navegar. Montagem e desmontagem dos equipamentos, visita ao cais do porto e às instalações do Parque Náutico também estiveram na programação do dia. Os participantes foram privilegiados com almoço oferecido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG-Estrela).

A Secretária Municipal de Esporte, Daiane Wagner Couto, informou que a atividade permitiu a todos os participantes e convidados conhecerem como funciona o programa na prática. “Os objetivos, a infra-estrutura disponibilizada e a aplicabilidade das atividades foram conferidas in loco”, disse.

Para Paul Justin Imbriaco, coordenador do Segundo Tempo, o evento coloca o núcleo de Estrela numa posição de destaque em relação aos demais núcleos do Brasil, tanto por seu pioneirismo quanto por reforçar os objetivos da integração propostos pelo Governo Federal. “Além de todos os benefícios assegurados pelo Ministério do Esporte, em Estrela, os jovens do Segundo Tempo contam ainda com transporte e atendimento médico e odontológico”, justificou.

Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: