Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


21/10/2004 às 19:26 - Esporte e Defesa levam Segundo Tempo ao interior do Amazonas  

A partir de hoje (21/10), cem crianças e jovens de Tabatinga, pequeno município do Amazonas, serão beneficiados pelo principal programa do Ministério do Esporte, o Segundo Tempo. O Ministro Agnelo Queiroz esteve na cidade na tarde desta quinta-feira para inaugurar este que é o segundo núcleo do programa em parceira com as Forças Armadas no Estado do Amazonas. O primeiro, em Tefé, foi inaugurado no mês de setembro.

A cidade, que possui pouco mais de 40 mil habitantes, possui apenas oito escolas públicas e uma particular. Por ser tríplice fronteira, pois faz divisa com o Peru e com a Colômbia, Tabatinga possui uma estreita ligação com as Forças Armadas. Lá, o Ministério da Defesa mantém no município o 8º Batalhão de Infantaria da Selva/Comando Militar da Fronteira Solimões, local onde os estudantes serão recebidos para as atividades do Segundo Tempo.

Tabatinga é o décimo primeiro núcleo criado a partir das parcerias com o Ministério da Defesa. O Segundo Tempo/Forças no Esporte atende 2100 estudantes.

“Estou muito contente que meu filho tenha essa oportunidade, que eu considero ser uma das mais importantes na vida dele. Mas eu já avisei que ele só vai continuar se também tirar notas boas na escola”, disse Esval Azevedo, pai do estudante Endreo, 11, que cursa a 5ª série. “Esse é o meu sonho, pois ainda quero ser um famoso jogador de futebol. Com o treino que terei aqui, quem sabe um dia eu chego lá”, espera Endreo.

O ministro do Esporte falou sobre a importância de levar o Segundo Tempo para lugares distantes, e não apenas para as capitais e especialmente para região de fronteira. Além disso, Agnelo incentivou os estudantes a se esforçarem nos estudos e nos treinamentos de seus esportes preferidos “ O Segundo Tempo também é uma oportunidade de descobrir novos talentos esportivos. Um de vocês pode ser um futuro atleta a representar o Brasil”, disse.

Também participaram da solenidade de lançamento do Segundo Tempo/Forças no Esporte o representante do Ministério da Defesa,General de Brigada Archias Alves de Almeida Neto, e o comandante do 8º Batalhão de Infantaria, General Joaquim Maia Brandão.

Atividades - Os alunos poderão praticar diversos esportes como vôlei, natação, futebol de campo e corrida rústica no horário oposto ao que estudam. O Programa também assegura a alimentação, o reforço escolar, o uniforme e o material esportivo.

Como atividades extracurriculares, os jovens do Segundo Tempo recebem, ainda, noções de higiene bucal. Contam com palestras sobre a importância dos recursos hídricos, aquisição de água potável através do saneamento básico e aulas de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Christiane Telles


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: