Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


30/09/2004 às 18:20 - Amazônia ganha núcleo do Segundo Tempo/Forças no Esporte  

Brasília (30/09/2004) - O Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte chegou este mês à cidade de Tefé, no Amazonas, e está em plena atividade desde o início de setembro. O núcleo funciona nas instalações esportivas do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS) comandada pelo General Joaquim Maia Brandão. A parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Defesa - representante da Marinha, Exército e Aeronáutica - atende a 100 estudantes moradores dos bairros carentes Abial, Santa Tereza e São José.

O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, está confiante que programa de inclusão social do Governo Federal contempla as necessidades locais. Sessenta meninos e 40 meninas foram escolhidos numa lista de 500 inscritos. “Priorizamos, através de sorteio por idade, jovens em situação de pobreza. Dificuldade de alimentação e de acesso ao núcleo também tiveram peso maior“, explica o Ministro.

Coordenador de núcleo do Segundo Tempo em Tefé, o major Jacinto Maia Neto informa que o Exército solucionou o problema da distância percorrida pelos alunos, no trecho entre suas casas e o núcleo no 17º BIS. “A Brigada de Infantaria de Selva cedeu um veículo para que a criançada tenha mais conforto e não chegue tão cansada para praticar esporte e usufruir os demais benefícios oferecidos pelo programa Segundo Tempo”, completa.

Os alunos dos ensinos fundamental e médio praticam vôlei, natação, futebol de campo, tênis de mesa e futebol de salão em horário oposto ao que estudam. O Ministério do Esporte também assegura a alimentação, o reforço escolar, o uniforme e o material esportivo. O Exército cede suas instalações esportivas e seus profissionais da área de saúde para ministrar palestras médico-odontológicas.

Como atividades extracurriculares, os jovens do Segundo Tempo recebem, ainda, noções de higiene bucal. Contam com palestras sobre a importância dos recursos hídricos, aquisição de água potável através do saneamento básico e aulas de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável efetuadas com visitas às reservas indígenas.

Pré-recrutamento - Os 2.090 jovens atendidos pelo Segundo Tempo/Forças no Esporte em todo o País participam da rotina militar, dentro dos comandos das Forças Armadas. Eles recebem noções de cidadania, civismo, disciplina e respeito ao próximo e à sua individualidade. Também lhes é despertado o interesse pelo ingresso na Marinha, Exército ou Aeronáutica numa ação conjunta que serve de pré-recrutamento.

Parcerias - Mais de 80% dos jovens contemplados sequer conhecem seu tipo sanguíneo. Por isso, está sendo articulada uma parceria com laboratório de análises clínicas na cidade. “Com os exames de sangue, fezes e urina dos alunos iremos disponibilizar nossos médicos para efetuar consultas e diagnosticar os possíveis problemas de saúde que possam aparecer”, planeja Major Jacinto, ressaltando a importância das parcerias locais na luta contra a exclusão social.

Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: