Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


21/09/2004 às 18:34 - Encontro Nacional de Gestores debate Segundo Tempo  

Brasília, 21/04/2004 (Ascom/ME) - O Ministério do Esporte realiza, dias 22, 23 e 24 de setembro, o 1º Encontro Nacional de Gestores do Programa Segundo Tempo, no Naoum Plaza Hotel, na Capital Federal. O evento discutirá procedimentos de implantação, desenvolvimento e gestão do Segundo Tempo, programa sócio-esportivo do Ministério do Esporte destinado a crianças e adolescentes. O Programa aumenta o tempo de permanência da criança na escola, com a abertura de um segundo turno destinado à prática esportiva.

A solenidade de abertura, dia 22/09, às 9h, será feita pelo secretário Nacional de Esporte Educacional, Ricardo Leyser Gonçalves. O Segundo Tempo contempla 800 mil crianças e jovens, em áreas de risco social. Oferece aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, atividades esportivas, alimentação, reforço escolar, uniforme, material esportivo e noções de saúde e higiene, em horário oposto ao turno escolar. “A meta é tirar a criança da ociosidade das ruas que geralmente as leva à violência, à prostituição e ao uso de drogas”, informa o Ministro.

Mais de 10% dos municípios, aproximadamente 650 cidades do Brasil, são atendidos em 3.545 núcleos. O programa é coordenado e monitorado por cerca de 4.440 professores de Educação Física e 7.470 estagiários da área, mão-de-obra direta também assegurada pelo Ministério do Esporte.

Temas abordados - O Encontro de Gestores do Segundo Tempo é um momento privilegiado para a capacitação, o debate, a troca de experiência. No dia 22 de setembro, as coordenadoras-gerais do Ministério do Esporte, Luciana Cecco e Ralcilene Santiago, fazem as apresentações da “Concepção” (às 10h15) e do “Projeto de Capacitação dos Recursos Humanos” (às 14h), respectivamente.

Bernardo Kpenis, diretor do Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília (Cead/Unb), integra a mesa, durante a palestra sobre Capacitação dos Recursos Humanos. O Cead/Unb é o setor responsável pela capacitação dos professores de Educação Física (coordenadores) e estagiários (monitores) que fazem o acompanhamento dos alunos nos núcleos do programa Segundo Tempo.

Também no dia 22 de setembro, às 18h, acontece a palestra “O Esporte como Estratégia de Enfrentamento à Violência”. Será ministrada por Rui Campos, gerente de Esporte do Sesi/Departamento Nacional.

No dia 23, às 9h, o Ministério do Esporte apresenta palestra com o tema “Sistema de Controle e Gerenciamento do Segundo Tempo”. Quem ministra é Julio César Soares da Silva, diretor do Departamento de Esporte Educacional e de Identidade Cultural. Às 14h, Alcino Reis Rocha, fala sobre “Projetos Esportivos Sociais/Conanda”. A partir de 17h17, Eduardo de São Paulo, representante da Unesco, fará avaliação do Programa Segundo Tempo. Já no último dia de encontro,(24/09), Marco Aurélio Klein, diretor de programa da Secretaria-Executiva do Ministério do Esporte fala, a partir das 9h, sobre “Captação de Recursos”.

Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: