Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


03/09/2004 às 19:17 - Capacitação do ME reúne profissionais do Segundo Tempo em RR  

Brasília 03/09/2004 - O Ministério do Esporte capacitou, esta semana, 30 coordenadores e 58 monitores de núcleos que trabalham no atendimento aos 5 mil estudantes beneficiados pelo Segundo Tempo, em Boa Vista, Roraima. São professores e estagiários de Educação Física e Educação, que atuam nas parcerias com o Sesi - Serviço Social da Indústria e com a Secretaria Estadual de Educação, desenvolvendo as ações do programa.

O curso aconteceu no dia 1º de setembro no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima - Fier. Entre as ações desenvolvidas na capacitação do Segundo Tempo está o acompanhamento das atividades do programa e o auxílio aos parceiros. Com isso, o Ministério do Esporte espera alcançar seus objetivos, com a melhoria dos resultados, da mesma forma em que estreita os laços com entidades parceiras.

Através da capacitação são criadas condições para que os parceiros se envolvam num processo permanente de formação e qualificação profissional, voltado para o Esporte Educacional e, principalmente, para a Pedagogia do Esporte. Desta forma, além de ferramenta inclusiva, o Segundo Tempo garante alimentação, reforço escolar, uniforme, material esportivo, noções de higiene e no Sesi/RR, os jovens têm acesso ao conhecimento, também à cultura, artes e saúde.

Após a capacitação, o técnico visitou cinco núcleos do programa Segundo Tempo na parceria com o Sesi. Além da sede da instituição, conheceu as escolas Francisca Élzica, Martinha Thury, Caranã, Idarlene Severino e Antônio Ferreira que atendem 800 alunos do ensino médio e fundamental. Os jovens são acompanhados por 16 estagiários dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física capacitados pelo Ministério do Esporte e pela instituição para o desenvolvimento do programa.

Para os monitores Tiago Brito, Tatiane Bríglia e Cássia Geane Sales o Segundo Tempo exerce fundamental importância no resgate social de crianças, antes sem perspectiva alguma de vida. Tiago destacou o desenvolvimento das crianças tanto na parte física quanto na intelectual como o principal fator. Para Tatiane, o Segundo Tempo ajuda na socialização da criança melhorando seu relacionamento familiar. Para Cássia Geane, o programa disciplina e proporciona o resgate dos valores humanos.

As visitas aos núcleos onde acontece o programa fazem parte de todo um processo que visa potencializar as formas positivas com que os parceiros trabalham. Para Júlio César, responsável pela área de esporte educacional do Ministério do Esporte, a excelência dos serviços prestados pelo Sesi é um exemplo a ser seguido. “O Sesi é um referencial, um exemplo de aplicação correta do programa. Que os outros parceiros atinjam essa qualidade”, enfatizou.

Ainda em setembro, 4.200 crianças e jovens serão contemplados em Roraima através da parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Vinte e um núcleos instalados em escolas terão assegurados pelo Ministério do Esporte aos seus alunos, atividades desportivas, alimentação, reforço escolar, uniforme e material esportivo.

Carla Belizária com informações da Ascom - Sesi/RR


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: