Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


01/09/2004 às 19:33 - Segundo Tempo faz regata comemorativa na Semana da Pátria  

Cento e sessenta estudantes contemplados pelo programa Segundo Tempo em Capitólio, Minas Gerais, participam no próximo dia 10 de setembro de uma regata comemorativa a Semana da Pátria, na Praia Artificial Domingos Gonçalves Machado, onde funciona a sede do programa. O evento será promovido pela Escola Estadual Modesto de Oliveira, em parceria com Furnas Centrais Elétricas, Divisão de Turismo e Esporte da Prefeitura e Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Além de disputar modalidades como canoagem, remo e vela, as crianças e jovens do Segundo Tempo/Navegar participarão de uma gincana, competindo no vôlei, futsal e corrida. A apresentação do Hino Nacional pela Banda Marcial do 12º Batalhão da Polícia Militar dará inicio às atividades. Participam das disputas, estudantes do programa Segundo Tempo/Navegar, alunos da Escola Modesto de Oliveira e dos colégios de cidades vizinhas. Haverá também distribuição de mudas de árvores e soltura de matrizes de peixes na Lagoa do Rio Piumhi.

Localizada no centro da cidade, a Prainha de Capitólio tem grande potencial turístico, sendo referencial para práticas esportivas aquáticas e para atividades ecológicas. Conta ainda com complexo esportivo integrado por calçadão para caminhadas e corridas, restaurantes e quadras poliesportivas.

Na parceria com a Prefeitura Municipal de Capitólio, o Ministério do Esporte assegura uniforme, reforço escolar e material esportivo e, ainda, disponibiliza 11 profissionais entre coordenador-geral, secretário, supervisor, instrutores e um marinheiro. A Prefeitura, em contrapartida, entra com alimentação e oferta de atividades extracurriculares como noções de saúde e higiene, preservação à natureza e ações de combate às drogas e à violência.

De 23 a 17 de agosto último, o Ministério do Esporte encaminhou ao núcleo de Capitólio, os técnicos César Castro e Cláudio Pinheiro para efetuar treinamento com os profissionais que atuam no programa Segundo Tempo/Navegar. No curso presencial foram ensinados normas e treinamentos práticos e desenvolvidas atividades de atendimento junto às crianças e jovens beneficiados.

As atividades esportivas no núcleo de Capitólio estão divididas em duas turmas. A primeira acontece nas segundas e quartas-feiras, de 8h às 11h e de 13h às 16h. Já a segunda turma, durante as terças e quintas-feiras, no mesmo horário.

“A família dos estudantes do Segundo Tempo/Navegar jamais teria condições financeiras de pagar aulas nessas modalidades para os filhos. Resumindo: o interesse é geral, a assiduidade é grande e os resultados, surpreendentes”, explica Fabiana de Melo, coordenadora de Turismo e Esporte.

Detecção de talentos esportivos - Para Marcelo Luiz Marques, coordenador do Segundo Tempo/Navegar, o programa influencia positivamente a vida de todos os alunos oriundos das zonas urbana e rural. Ele cita como exemplo Kelvyn Hiuri Rodrigues Tereixa, 12 anos, que antes era arredio, rebelde e indisciplinado e com a prática esportiva aquática tem se destacado como líder esportivo nato. “Nele, talento esportivo é o que não falta”, orgulha-se Marcelo.

Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: