Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


20/08/2004 às 12:08 - Alunas da Escola Rui Barbosa praticam ginástica rítmica  

Campo Grande, 20/08/2004 (Ascom/SED-MS)- Mais de 50 alunas da Escola Estadual Rui Barbosa estão tendo a oportunidade de aprender uma modalidade pouco comum nas escolas públicas, a ginástica rítmica desportiva (GRD). A atividade começou a ser praticada depois que o programa Segundo Tempo teve início nas 56 escolas estaduais da periferia de Campo Grande.

O prédio da escola pertence à Missão Salesiana da Igreja Católica e, por isso, possui uma estrutura privilegiada para a prática da modalidade. A ampla sala, com espelhos e colchonetes, acolhe meninas dos 8 aos 14 anos que vêem na ginástica uma oportunidade de melhorar o desempenho físico.

Com a ajuda da professora, a pequena Natália, de 8 anos, se debruça em uma carteira com colchonetes e em segundos fica com o corpo ereto, de cabeça para baixo. A vela é um movimento básico na ginástica rítmica desportiva (GRD), mas exige preparo. A mascote da turma de GRD é um dos destaques da escola na modalidade.

Algumas das meninas que fazem esporte de quadra dizem que a GRD é para aquelas que são mais delicadas. Taiana Cristina de Melo, estudante da 5ª série, acredita que as modalidades se complementam, ao invés de se anularem. “Eu faço GRD desde os cinco anos. E nem por isso deixo de praticar outros esportes de quadra”, afirma a adolescente que também está na equipe de handebol.

A estagiária do Segundo Tempo, Deborah Coelho Lima, acadêmica do terceiro ano de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), apesar de nunca ter praticado a GRD, sempre teve vontade de trabalhar com a modalidade, que é a mais concorrida na escola. Além da GRD, na Rui Barbosa também é oferecido handebol, futsal e atletismo.

Vivian de Castro Alves – SED/MS


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: