Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


17/08/2004 às 20:23 - Atividades esportivas variadas para jovens do Segundo Tempo  

Brasília, 17/08/2004 (Ascom/ME) - A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e o Programa Segundo Tempo se unem para levar essa prática esportiva aos 15.200 jovens de 36 cidades em 17 estados brasileiros. O programa do Ministério do Esporte será implantado, a partir de setembro, nas 17 federações estaduais e em mais de 100 clubes afiliados, sedes do projeto Canoa Brasil, de autoria da CBCa. A ação tem como meta diminuir a evasão escolar e fortalecer a inclusão social, inclusive, dos portadores de necessidades especiais mediante adaptações na canoa.

O Segundo Tempo/Canoa Brasil está firmando parcerias com governos estaduais e municipais. Uma delas começou a dar resultados. Trata-se do convênio com o Governo do Estado de São Paulo (através da Secretaria de Juventude do Governo do Estado de São Paulo), juntamente com as Prefeituras de Cubatão e Pindamonhangaba e com o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp).

Serão mais quatro núcleos do Ministério do Esporte que, a partir de outubro, começam a funcionar. Esses núcleos serão instalados graças ao repasse de recursos do Fundo Nacional da Criança e do Adolescente, administrado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Na parceria, o Ministério do Esporte assegura aos estudantes carentes dos ensinos fundamental e médio, no horário oposto ao turno escolar, alimentação, reforço escolar, uniforme e material esportivo. Construídos para o desenvolvimento da canoagem nas categorias velocidade e slalom, os núcleos do Segundo Tempo/Canoa Brasil oferecem também vôlei e futebol de praia, com apoio técnico das respectivas confederações.

O calendário de atividades extracurriculares inclui aulas sobre preservação ambiental e de informática. Outra novidade é que os alunos contam com acompanhamento médico, odontológico, psicológico e nutricional. “Queremos evitar a marginalização de cada jovem desviando-o do caminho das drogas, da prostituição e da violência, incentivando sua evolução e transformando-os em verdadeiros amantes do meio ambiente”, explica o presidente da CBCa, João Tomasini Schuwertner.

Pioneiro - O núcleo Segundo Tempo/Canoa Brasil na cidade de Estrela(RS) é o primeiro a funcionar, com o patrocínio da Ambev, através do Guaraná Antarctica, que destina 1% do Imposto de Renda ao Conanda, que por sua vez, repassa o montante às Ongs de apoio à infância e à juventude. Já a Rondon, empresa de produtos rodoviários, é a primeira parceira desse ramo, no núcleo em Caxias do Sul.

Olimpismo - A CBCa firmará convênio com a Academia Olímpica Brasileira, órgão do Comitê Olímpico Brasileiro, para a difusão dos ideais olímpicos entre os participantes do Projeto Segundo Tempo/Canoa Brasil. Neste trabalho, serão prioridades os valores da solidariedade, da ética esportiva e da excelência.

Conanda - O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente aprovou o Projeto Canoa Brasil com chancela do Ministério do Esporte. A aprovação publicada no Diário Oficial da União, em 23 de outubro de 2003, viabiliza a captação vinculada de recursos incentivados ao Segundo Tempo/Canoa Brasil. A captação será mediante doações dadas ao Fundo Nacional da Criança e do Adolescente, através de benefícios fiscais referentes ao Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.

Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: