Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


29/07/2004 às 18:31 - Esporte e música no dia-a-dia dos bombeiros mirins do Segundo Tempo  

Brasília, 29/07/2004 (Ascom/ME)- "Amigos para Sempre", tema dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, é a canção inspiradora de mais de 30 crianças e adolescentes atendidos pelo programa Segundo Tempo, no Gama, cidade-satélite do Distrito Federal. Os alunos dos ensinos fundamental e médio, que participam do Coral da Brigada Mirim do Corpo de Bombeiros, na parceria entre Ministério do Esporte e o Instituto Bombeiro Amigo da Vida - IBAVI, se preparam para o lançamento do primeiro CD, ainda em 2004.

No repertório do primeiro trabalho gravado pelo grupo estão músicas de Milton Nascimento, Tribalistas, Caetano Veloso, além de canções de autoria do sargento Eliaquim. “Estamos preparando com muito carinho esse trabalho, porque representa para nós o resultado do nosso esforço e determinação em promover a inclusão social de diversas crianças carentes”, revela o Sargento.

O núcleo do Segundo Tempo no Gama é realizado no quartel do Corpo de Bombeiros com atividades esportivas e noções de prevenção a acidentes domésticos e combate a incêndios durante as segundas, quartas e quintas-feiras. Quinhentos jovens recebem do Ministério do Esporte alimentação, reforço escolar e noções de saúde, higiene e cidadania. Uniforme e material para a prática esportiva também são oferecidos gratuitamente pelo Governo Federal.

As aulas de canto são intercaladas com a prática esportiva de futebol de salão, society e campo, além de vôlei, handebol, basquete e tênis. Para o coordenador da Brigada Mirim, tenente Magno, tanto a música quanto o esporte são atividades que incentivam a concentração e as participações coletivas, fundamentais para o desenvolvimento da criança. “Graças à Deus, ao Comando do Corpo de Bombeiros e ao ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, esse trabalho é um exemplo de cidadania”, afirmou o tenente.

O coral é convidado com freqüência para se apresentar em diversos locais do Gama e em Brasília. Com repertório variado que vão de múscica popular brasileira à música sacra, os meninos do Segundo Tempo na Brigada Mirim cantaram para um público diversificado nas universidades, shoppings, hospitais, rodoviárias e Câmaras Distrital e Federal.

Ronaldo Mendes e Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: