Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


21/10/2013 às 08:00 - Alunos paulistas participam do Segundo Festival Navega, em Praia Grande (SP)  

Patrocinados com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, 500 alunos do programa Navega São Paulo tiveram neste mês uma semana bem diferente da tradicional. Eles saíram de vários municípios paulistas para participar das competições do Segundo Festival Navega, na praia da Aviação, em Praia Grande (SP), nas modalidades de vela, remo e canoagem. Alguns viajaram cerca de 700 km para se integrarem aos colegas do programa.

O programa Navega tem como objetivo incentivar crianças e jovens com idade entre 10 e 15 anos a praticar esporte por meio de atividades náuticas. Atualmente são beneficiados cerca de 2,5 mil alunos, divididos entre 15 núcleos espalhados pelo estado. Na região da Baixada Santista funcionam os núcleos de Praia Grande, Santos, São Vicente e Cubatão.

Praia Grande foi a primeira cidade da Baixada Santista a aderir ao programa, criado em 2004 pelo governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, com a ideia concebida pelo iatista Lars Grael. O programa utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem como ferramenta de inclusão social para jovens estudantes da rede pública de ensino. “Democratizar práticas esportivas que antes eram acessíveis somente a pessoas de alto poder aquisitivo representa dar oportunidades de um futuro melhor a crianças e jovens”, afirma Alberto Mourão, prefeito da cidade.

O coordenador do programa, Carlos Cardozo, ressalta que alguns alunos já tomaram outro rumo, e cit o caso de Nivalter Santos, atleta formado no núcleo de São Vicente. “Ele entrou para as aulas de canoagem em 2004 e, após ganhar muitos títulos, conquistou a vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Apesar dessas conquistas que muito nos gratificam, nosso objetivo é formar cidadãos”, conclui Cardoso.

Além das competições, os jovens participaram de gincanas entre os núcleos, regata entre os instrutores e premiação das provas. Segundo Cardoso, os critérios para participação no festival foram o esforço e a pontualidade demonstrados nos estudos.

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: