Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


11/06/2013 às 19:33 - Aluno do PST fará parte da cerimônia de abertura da Copa das Confederações  

O aluno do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte Joseías Ferreira das Chagas, 14 anos, conhecido como o “Joaquim Cruz” da nova geração do  atletismo por vencer todas as competições que disputa na modalidade, foi selecionado para participar da cerimônia de abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013. A cerimônia será às 16h, no próximo sábado (15.06), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, antes do jogo Brasil e Japão. O jovem desfilará com a bandeira nacional, a convite da patrocinadora Coca-Cola.

“Joseías está bastante alegre com o convite. Ele é o nosso grande orgulho”, afirma o treinador e sargento da Marinha Antônio Carlos de Miranda, ao lembrar que “Joaquim Cruz era meio-fundista, correndo 800 metros e 1.500 metros, e Joseías é fundista, corre 5mil metros ou acima.”
 
Filho de família carente – o pai é pedreiro e a mãe, empregada doméstica – o estudante mora com mais cinco irmãos em um barraco no Varjão, no Distrito Federal. Ele participa do programa de inclusão social do Ministério do Esporte, no Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília, unidade em que teve o talento descoberto. Além de toda a infraestrutura esportiva oferecida para a prática do atletismo, Joseías conta com reforço escolar, alimentação, transporte  e atendimento médico e odontológico.
 
O adolescente garantiu o lugar mais alto do pódio em todas as competições  de que fez parte. As mais recentes conquistas foram as três etapas do Circuito Caixa de Corrida de Rua.
 
Ao participar das provas de 5km de percurso – primeira  etapa em Goiânia, segunda, em Uberlândia, e terceira, em Belo Horizonte -,  o garoto foi o primeiro colocado na categoria 14 a 19 anos. Como se não bastasse, também foi quinto e sexto lugar duas vezes na classificação geral, nas três etapas, disputando com cerca de 1,5 mil participantes em média, por competição.
 

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: