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Estrutura de Funcionamento

A escola terá a oportunidade de desenvolver o Esporte de acordo com as Diretrizes do Programa Segundo Tempo, ou seja, as atividades terão caráter inclusivo e emancipador e deverão estar em consonância com a Proposta Pedagógica do programa, tendo como pressuposto básico o Esporte Educacional.

Para as escolas que aderem e desenvolvem o programa, são distribuídos Kits de materiais esportivos e pedagógicos (livros e DVDs), que contribuem para o desenvolvimento das atividades.

O papel das escolas parceiras é viabilizar espaços esportivos próprios ou de terceiros para a execução do programa. Além disso, são os gestores escolares que realizam a seleção dos monitores para desenvolverem as atividades.


Características da estrutura de funcionamento:

  • Frequência das atividades: duas vezes por semana (ao menos 1h de atividades diárias);

  • Perfil dos monitores: graduados e/ou graduandos em Educação Física/Esportes;

  • Seleção dos monitores: a Escola ficará responsável pela seleção do monitor . Cada monitor pode desenvolver atividades com até 05 turmas de aproximadamente 30 alunos.

  • Proposta Pedagógica: desenvolvimento do Esporte Educacional integrado a proposta básica da escola a qual está inserido;

  • Metodologia: propiciar múltiplas vivências esportivas por meio do esporte educacional, conforme Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo;

  • Apoio Pedagógico: utilização dos Cadernos de Apoio Pedagógico, com o intuito de subsidiar a estruturação e desenvolvimento das aulas;

  • Característica das modalidades: atrativas, acessíveis, inclusivas  e diversificadas.