Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


05/02/2013 às 19h20 - Pelc incrementa temporada de verão no Rio Grande do Sul com aulas de iatismo


Esportes náuticos oferecidos pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) promovem a mobilização da comunidade e incrementam o turismo no município gaúcho de São Lourenço do Sul. Localizada entre as cidades de Rio Grande e Pelotas, São Lourenço é banhada pela Lagoa dos Patos, principal atrativo turístico no verão. Sob um cenário de muito sol e de águas doces cristalinas, 400 alunos, entre crianças, jovens, adultos e idosos, aprendem a navegar em barcos da categoria optmist (para iniciantes) e em caiaques.

Para garantir a segurança dos alunos, o Pelc disponibiliza bombeiros salva-vidas e duas guaritas com homens que se revezam no período da manhã e da tarde, além da equipe permanente de profissionais do programa: um coordenador, seis agentes e dois monitores. Todos os praticantes de esportes náuticos usam coletes salva-vidas e, nos dias mais frios, macacões térmicos ajustáveis oferecidos pelo Pelc, em parceria com a prefeitura municipal. A profundidade da lagoa é de apenas 1,20m.

Os benefícios do programa, que inclui aulas de caiaque, natação e hidroginástica, expandem-se aos moradores da comunidade. Enquanto acompanham os alunos do Pelc, familiares e amigos de todas as idades não resistem em conhecer a prática do iatismo, promovida nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.



É nesse clima de harmonia, com esporte e lazer integrados à natureza, que a essência do Pelc é apresentada: “Ao conhecer a lagoa, os turistas se sentem atraídos pelas atividades do Pelc e acompanham desde as aulas de hidroginástica e natação até os passeios de escuna”, informa o coordenador-geral, Renato Brachas.

São Lourenço conta com uma população de 43 mil habitantes, metade deles na zona urbana. Durante o verão, a população da cidade quase dobra. Cerca de 25 mil turistas lotam bares, hotéis e pousadas, aquecendo a economia da região.

Atividades permanentes
Além das aulas de iatismo, caiaque e natação, o Pelc oferece oficinas de artesanato, artes visuais (grafite), futebol, vôlei e ginástica. “Para nós, é gratificante ver a troca de experiências entre cidadãos sãolourencianos e turistas. Com essa interatividade assegurada pelo esporte e pelo lazer, o Pelc cumpre seu papel social e garante a todos melhor qualidade de vida”, afirmou Brachas.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook