Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


26/11/2012 às 17h15 - Programa Vida Saudável leva idosos a cachoeiras no interior de Goiás


O ecoturismo está presente na vida do pessoal da terceira idade. Cerca de cem idosos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc-Vida Saudável), do município de Jataí (GO), conheceram na semana passada a Cachoeira do Lajeado, um paraíso natural repleto de grutas e rios que nascem no alto das serras e despencam em queda livre, formando belíssimas cachoeiras e piscinas de águas naturais.

Distante 130km de Jataí, o “Paraíso das Cachoeiras”, como o local é conhecido, fica no município goiano de Caiapônia, divisa com o estado do Mato Grosso. A exuberância de suas paisagens inclui a região na rota obrigatória do ecoturismo.

De acordo com o  coordenador técnico do Vida Saudável José Carlos Teixeira Queiroz, o passeio ao ar livre, num dia de muito sol, foi uma excelente oportunidade de lazer e integração com a natureza para os beneficiados com idade acima dos 45 anos. “Asseguramos a eles a exploração da natureza e o conhecimento sobre as riquezas do cerrado, além do banho nas piscinas de águas cristalinas.”

Amizades e saúde
Para a aluna Sueli Francisca de Lima Siqueira, 50 anos, a chance de se refrescar do forte calor é também uma oportunidade de descansar e fazer novas amizades: “A gente se diverte, conhece lugares novos e pessoas diferentes”.

Sueli explica que o Pelc também representa uma ferramenta de manutenção da saúde. “Antes eu estava doente, pesava 90 quilos e era hipertensa. Com as atividades, emagreci quase dez quilos e minha pressão passou de 16 x 8 para 12 x 8, graças às aulas de hidroginástica e à academia”, afirmou.

O programa do Ministério do Esporte, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Jataí, é executado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Nas unidades de atendimento, são oferecidas atividades físicas e práticas corporais, esportivas e de lazer.

O Pelc/Vida Saudável visa à melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade, sem abrir mão do atendimento a pessoas com deficiência ou necessidades especiais, em atividades sistemáticas de oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação à caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura regional.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook