Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


22/11/2012 às 19h08 - Ministério abre seleção de formadores e coordenadores regionais do Pelc e do Vida Saudável


Estão abertas desde o último dia 21 e se estendem até 30 de novembro as inscrições para os cargos de formadores e de coordenadores regionais do Sistema de Monitoramento e Avaliação dos programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Vida Saudável. Conforme os editais lançados pelo Ministério do Esporte e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão dez vagas – cinco para cada categoria de bolsista.

Poderão se inscrever para a seleção dos dois editais servidores ativos e aposentados de instituições federais de ensino, além de alunos matriculados regularmente em cursos de pós-graduação de universidades federais ou em disciplinas isoladas oferecidas por esses cursos. Os detalhes sobre os requisitos para inscrição encontram-se no site da UFMG, no endereço www.eessto.ufmg.br.

O Sistema de Formação do Ministério do Esporte trabalha com a capacitação de todos os agentes sociais do Pelc e do Vida Saudável (módulos introdutório e avaliação I e II) que são desenvolvidos no decorrer da implantação e desenvolvimento das ações. O sistema foi criado em 2003 e desde 2010 é realizado em parceria com a UFMG. Neste ano, o programa está sendo ampliado com mais cinco vagas para atender projetos selecionados no último chamamento público, realizado em julho desse ano.

Atualmente, o Sistema conta com 20 formadores. As cinco novas  vagas oferecidas atenderão as necessidades das  regiões Nordeste (Ceará, Maranhão, Piauí ou Rio Grande do Norte), Sul (Paraná) e Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul). Os formadores deverão estabelecer contato direto com as instituições que desenvolvem o Pelc e o Vida Saudável nessas regiões, realizando o acompanhamento pedagógico e auxiliando nos módulos de formação. O formador terá direito a uma bolsa no valor de  R$ 3 mil, do qual ainda é descontado o Imposto de Renda previsto em lei. A seleção possui três etapas: análise curricular, avaliação da proposta de formação e entrevista.

Já o edital para seleção de bolsistas do Sistema de Monitoramento de Avaliação do Pelc e do Vida Saudável prevê cinco novas vagas para coordenadores regionais: duas para a região Nordeste, uma para região Norte e Centro-Oeste, duas para o Sul  e uma para a Sudeste. Os selecionados atuarão nos projetos a fim de atender à demanda da equipe gestora dos programas na área de convênios, tanto de forma presencial quanto virtual.

Entre as atribuições dos coordenadores estão: realização de estudos sobre o processo didático e pedagógico para posterior aplicação nos núcleos de atendimento; acompanhamento das atividades de execução e formação dos agentes sociais que irão atuar nos núcleos em âmbito regional; construir, embasar e implementar elementos de avaliação do Pelc e do Vida Saudável. O valor bruto da bolsa para coordenador regional é de R$ 4 mil, sem desconto do Imposto de Renda.O processo seletivo é feito em duas fases: análise curricular e entrevista.

Inscrições

Para os dois processos as inscrições serão feitas no Centro de Estudos de Lazer e Recreação da UFMG, situado no Prédio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Av. Presidente Carlos Luz, 4.664 – Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais) - 2ª a 6ª feira, exceto feriados, de 14h às 18h.

Também serão aceitas inscrições pelos Correios (via Sedex) especificando no envelope “Centro de Estudos de Lazer e Recreação – Projeto de Formação do PELC e Vida Saudável”. A data limite de postagem será até o último dia de inscrição.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook