Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


05/07/2012 às 08h20 - Programa Esporte e Lazer da Cidade lança colônia de férias potiguar com Circo Nucel


Palhaçadas, equilibristas, piruetas, gargalhadas e muita descontração. Assim tem sido a rotina diferenciada da colônia de férias Circo Nucel,  promovida pelo  Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) para 120 estudantes da comunidade de Dix-Sept Rosado, antigo bairro do Carrasco, na zona oeste de Natal. A garotada, com idade entre 6 e 13 anos, participa todas as manhãs de atividades circences  até sexta-feira (06.07). A ação  inclui recreação aquática, malabares, perna de pau e acrobacia, além do ensinamento da arte de fazer sorrir, com a oficina de palhaços.

Segundo o coordenador do núcleo Dix-Sept Rosado, Felipe Xavier Cerino, a unidade de atendimento do Pelc tem como marca registrada a inserção e parceria local  com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), entidade de apoio aos jovens em situação de conflito com a lei que tem a arte circence como uma das principais bandeiras para o resgate social.  “Nossa proposta para a próxima semana é implantar a colônia do Circo Nucel para os adolescentes da Fundac que se encontram em detenção”, anuncia o professor.

Em dias regulares o núcleo do Pelc Dix-Sept Rosado oferece atividades sistemáticas para seus 400 inscritos. São crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência que contam diariamente com a oferta de oficinas de teatro, caminhada com ginástica localizada, dança de salão, vôlei e futebol de areia, balé e artes visuais.

Além disso, foi implantada uma oficina adaptada de badminton. “Como não temos uma quadra específica para essa prática, utilizamos a caixa de areia do vôlei, a raquete do frescobol e a peteca normal, que é um pouco maior que a utilizada na modalidade”, explica Xavier.

Pelc potiguar
Em Natal, o Pelc é desenvolvido por meio de dois convênios firmados entre o Ministério do Esporte e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET).  A ação contempla um total de 11,6 mil inscritos, distribuídos em 29 núcleos de atendimento na capital e no interior, em 26 municípios.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook