Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


15/05/2012 às 18h20 - Flores e caminhada saudável agitam Dia das Mães no Pelc em Campo Grande (RN)


A cidade de Campo Grande, no interior do Rio Grande do Norte, celebrou o Dia das Mães, no domingo (09.05) de maneira criativa e inusitada. Uma atividade dirigida às alunas do Programa Esporte e Lazer da Cidade reuniu cerca de 100 mães do Pelc na parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, do Campus Natal Cidade Alta (IFRN). Elas compareceram na Praça do Fodó para realização da “I Caminhada Mãe, Saúde é o que Interessa”. A atividade teve direito a beijos, abraços e distribuição de flores pelos profissionais que atuam no programa.

As homenageadas são senhoras com idades a partir dos 45 anos, contempladas no núcleo Sertão Verde, uma das sete unidades de atendimento da parceria com o IFRN que, além de Campo Grande, também atende as cidades de Alexandria, Patu, Upanema, São João do Sabugí e Natal. No Dia da Mães elas chegaram cedo ao local da concentração acompanhadas por filhos, maridos, amigos e familiares, e participaram, primeiramente, de uma sessão de alongamento.

Depois de alongadas, as mamães do Pelc deram início à caminhada. As jovens senhoras percorreram cerca de quatro quilômetros, um percurso envolvendo o Alto da Capela – bairro da periferia mais afastado do centro urbano – até chegar ao núcleo Sertão Verde, sede de programa. Após a conclusão do trajeto, elas fizeram uma pausa para o descanso. Na oportunidade foi servido um saboroso café da manhã e feitas reflexões sobre o papel da mulher na sociedade.

A atividade da caminhada foi aceita com surpresa pelas participantes e teve grande interesse, principalmente dos moradores da cidade com pouco menos de 10 mil habitantes. Para o município, a chegada do esporte e lazer assegurada pelo Pelc abre um leque de oportunidades. São chances que incluem desde pessoas com  talento para o esporte quanto aquelas que apenas admiram a prática e a adotaram como uma chance de lazer e entretenimento. É o caso de pessoas com deficiência,  hipertensão e obesas que estão frequentando o Pelc.

              Aquecimento antes de comecar a caminhada do Dia das Mães

O objetivo do evento era sensibilizar a população, em especial as mães, para a importância da inclusão de hábitos saudáveis e da prática de exercícios físicos para a saúde. “Uma senhora, a dona Dora, por exemplo, está com o peso acima do normal. Ao escutar o convite para a caminhada feito pela rádio local, não pensou duas vezes: depois de percorrer todo o trajeto, ela ficou muito animada com as atividades e resolveu participar da rotina do Pelc”,  explica o vice-prefeito Caramuru Paiva.

Uma das mães mais animadas da caminhada foi Francisca Góes de Oliveira, 47 anos. Casada, mãe de seis filhos e avó de três netos, ela ajuda no sustento da família como artesã, produzindo bolsas e brinquedos com garrafas pet e material reciclável. A aluna, que tinha vida sedentária, é hipertensa e usa remédios para controle da pressão alta, adotou a atividade como opção para mais qualidade de vida. “Dedico-me bastante à caminhada porque  me sinto disposta. Esqueço os problemas do dia a dia e me divirto bastante ao colocar o papo em dia com minhas colegas”, diz.

Além da ginástica e atividades de alongamento,  o Pelc em Campo Grande oferece as modalidades de vôlei, basquete, atletismo, futsal e futebol society, dinamização e uso de  jogos educativos, e oficina de artesanato. O programa do Ministério do Esporte tem duração de um ano e conta com recursos provenientes de emenda federal parlamentar.

Carla Belizária
Foto: divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook