Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


10/05/2012 às 18h34 - Academia pública do Pelc em Novo Hamburgo (RS) beneficia 400 jovens


A prática de exercício físico, o esporte e o lazer oferecidos pelo Ministério do Esporte estão mudando a realidade da juventude de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.  Uma academia de ginástica do Pelc/Pronasci inaugurada em Santo Afonso, bairro com alto índice de criminalidade envolvendo jovens entre 15 e 24 anos,  contempla 400 pessoas dessa faixa etária com aulas de ginástica, musculação,  jump,  dança de salão, jiu-jitsu e capoeira  gratuitos. As atividades, orientadas por 10 professores de educação física e estudantes da área, contam com diversos equipamentos.

A academia de ginástica do Pelc é a primeira municipal. Instalada no Território da Paz, onde os projetos do Pronasci são executados, nela funciona um dos dois núcleos da parceria com a prefeitura local.  O funcionamento é diário, exceto aos domingos: abre de segunda a sexta-feira, das  7h às 22h e aos sábados, das 8h às 17h. O segundo núcleo do convênio está instalado na Praça de Esportes Walt Disney, onde acontecem as práticas esportivas de vôlei, futebol, basquete e futsal.

Os investimentos no projeto somam R$ 334 mil – recursos do governo federal, por meio do Ministério do Esporte, com contrapartida do município. De acordo com Cristian Andrey, coordenador de núcleo do Pelc na academia, à noite a frequência é bem maior nas aulas de jump e a oficina de ginástica tem até lista de espera. “A maioria dos jovens trabalha ou estuda e no período noturno fica livre. A academia superlotada nesse período mostra que a moçada não está ociosa”, diz.

A proposta do projeto é beneficiar 800 jovens. As inscrições para o Pelc em Novo Hamburgo estão abertas. Segundo o coordenador do Pelc/Pronasci Mauro José da Silva,  apesar de o público-alvo ser formado jovens com idade entre 15 e 24 anos, os núcleos do programa também abriram suas portas para a comunidade. Por recomendação médica, segundo o coordenador, pessoas com Mal de Alzheimer, detentoras de quadro clínico de depressão e estudantes em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pela direção da escola buscaram a academia e os serviços gratuitos.

Zelo público
No prédio onde está instalada a academia do Pelc/Pronasci funcionou uma antiga fábrica de calçados. A estrutura com cerca de 1,2 mil metros quadrados de área construída, depois de alugada foi totalmente  reformada. O prefeito Tarcísio Zimmermann assinou decreto declarando o prédio de utilidade pública para fins de desapropriação. Isso significa que a prefeitura tem prioridade para comprá-lo e garantir a continuidade do Pelc.

É visível a empolgação da comunidade com os benefícios oferecidos pelo Esporte e Lazer da Cidade. “Espaços bem cuidados têm maior vida útil porque asseguram melhor qualidade de vida à comunidade. Prova da satisfação e do zelo dos moradores é que o prédio continua intacto, ou seja, suas paredes externas nunca foram pichadas”, elogia o coordenador Mauro Silva.

Carla Belizária
Foto: André Bueno
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook