Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


04/05/2012 às 16h37 - Músicos de Quinteto do Pelc despontam no cenário cultural de Santarém (PA)


Potencial turístico do Brasil, a cidade de Santarém, no Pará, tem espetáculos da natureza como o encontro de rios que não se misturam: o Amazonas, com suas águas barrentas, e o Tapajós, com as azul-esverdeadas. Além de privilegiados pelo visual nativo, os quase 250 mil habitantes da cidade contam com a música apresentada pelo Quinteto Instrumental do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). Ao fazerem shows em eventos culturais,  como o tradicional projeto Música na Praça, eles alegram o coração e a alma dos ouvintes com suas melodias.

O grupo é formado por monitores e ex-monitores do programa do Ministério do Esporte. Júnior Castro (saxofone) estuda licenciatura em música e é agente cultural do Pelc, onde comanda a oficina de flauta doce para crianças e adolescentes do Núcleo Nova República. O pianista Andreson Dourado tem licenciatura em música e Edmárcio Paixão (violão) é formado em educação artística com habilitação em música.

Eles vivenciaram a experiência do esporte e do lazer quando foram agentes culturais no núcleo Aldeia Mapiri. Guitarrista com licenciatura em música, Janderson Almeida também foi monitor do Pelc e atuou no núcleo São José Operário. Já o baterista Adriano Dourado é técnico em enfermagem.

A equipe vive exclusivamente da música. No início da noite desta sexta-feira (4) eles tocarão no Projeto Música na Praça, a partir das 19h, na Praça das Flores. A cantora local Kaila Moura acompanhará o grupo durante o show. Na apresentação serão interpretadas músicas regionais e pop rock. No sábado, (5), no mesmo horário, será a vez de a Praça do Santarenzinho recebê-los.

 O projeto é uma ação mensal da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed), cujas apresentações artístico-musicais são realizadas nas praças. O objetivo é incentivar o público a apreciar essa forma de espetáculo e divulgar a Música Popular Brasileira, dando ênfase à música regional e criando oportunidades aos artistas locais para divulgação de seus trabalhos.

De acordo com Rita Peloso, coordenadora-geral do Pelc, o quinteto atua como cartão de visitas em eventos promovidos pela prefeitura. Foram efetuados contratos de prestação de serviços para uma programação  que envolve os principais eventos populares. “Para o mês de junho já está acertado um show do grupo, na abertura do aniversário de Santarém. Será durante o projeto Encontro das Artes, evento que reúne apresentações de teatro, dança,  música e arte”, revela.    

Além de realizar a apresentação de abertura do carnaval santareno no início do ano, os músicos do Pelc  vão tocar no Sairé. Trata-se de um festejo religioso, no balneário Alter do Chão, que envolve cultura de massa e conta com danças, alegorias e  rezas, além de um festival que envolve a disputa entre  botos tucuxi e cor-de-rosa, em uma festa de três dias semelhante à realizada em Parintins, no Amazonas. A Parada Natalina e o Show de Natal/Cantata  também estão na agenda do grupo para as atividades de fim de ano.

Pelc em Santarém
A parceria Pelc/prefeitura de Santarém conta com uma gestão diferenciada desenvolvida em três polos de atendimento e beneficia um total de 4,5 mil inscritos – crianças, jovens, adultos e idosos, de 32 bairros – atendidos em 16 núcleos. São oferecidas oficinas de dança, ginástica e de música (canto, coral, flauta doce, violão e bateria). Idosos contam com  aulas de ginástica, hidroginástica, natação e canto coral.

Carla Belizária
Foto: divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook