Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


03/04/2012 às 16h57 - Bailarinas do Pelc abrem a 22ª Feira do Chocolate em São Borja (RS)


Cerca de 30 bailarinas com idades entre 5 e 10 anos da oficina de dança do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) abriram, oficialmente, a 22ª edição da tradicional Feira de Chocolate da cidade gaúcha de São Borja. Fantasiadas de coelhinhas, com pinturas no rosto, usando nariz vermelho e orelhas de coelho, sem deixar de lado o uniforme de balé, elas apresentaram dois musicais. Ao som do clássico “Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim” e com uma moderna dança estilizada no hip hop, as dançarinas levaram alegria  a toda a comunidade, ao mesmo tempo em que anunciavam a chegada da Páscoa.

A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (02.04), no Salão de Festas do Centro do Comércio Popular. Além da dança do Pelc, integrantes do coral do Centro de Formação Tereza Verzeri e da banda municipal Tusnelda Lima Barbosa levaram música ao evento. As bailarinas aproveitaram a oportunidade e também distribuíram ovos de chocolate aos visitantes.

Uma das dançarinas do programa é a estudante Ketelin Araújo dos Santos, 7 anos. Sua mãe, uma dona de casa, conta que a menina antes não gostava de se enturmar com as demais garotas, e agora melhorou bastante. “Desde que passou a participar da oficina do Pelc minha filha é outra pessoa. É alegre, conversa com todos e quando chega à casa liga o DVD e não quer parar de treinar”, orgulha-se.

Emily Pereira Amaral, 9 anos, conta que adora dançar. A garota, filha de mãe professora, está extrovertida, muito mais alegre e muito empolgada com a dança.  A mãe revela que a menina, filha única, sempre foi espoleta. E que o remédio para deixá-la mais tranquila foi encontrado no balé. “Penso na música e fico calminha”, brinca a garota.  

A Feira de Chocolate funciona até o próximo dia 8, no domingo de Páscoa. O evento é uma parceria entre a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e a Emater e conta com a participação de 13 chocolateiras da região. O espaço conta com diversos estandes onde é comercializada a produção artesanal de chocolates de variados sabores, misturas e formatos, como de balas, pirulitos e ovos.

O Pelc funciona em São Borja no ginásio de esportes Cleto Dória de Azambuja, no Passo, onde atende a cerca de 450 pessoas de todas as faixas etárias. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que participam de oficinas gratuitas de recreação, dança, teatro e música (violão e teclado).

A prática esportiva de futsal, handebol, basquete e vôlei também é assegurada aos beneficiados do programa. O pessoal da terceira idade conta com atendimento diferenciado. Além da ginástica e das aulas de música, dança livre e teatro, uma oficina de vôlei em formato de jogo adaptado garante o lazer dos mais experientes.

Carla Belizária
Foto: divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook