Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


27/03/2012 às 19h53 - Mostra de Dança do Pelc revela talentos em São Borja, no Rio Grande do Sul


A 1ª Mostra de Dança do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) movimentou a cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, no último dia 18. O cenário do evento foi o Cais do Porto Internacional, durante o pôr-do-sol, com 22 apresentações feitas pelos alunos participantes das oficinas de balé, jazz, coreografias da turma gospel e dança livre.

Uma das atrações que mais chamou atenção foi a de um grupo de 28 meninas do Pelc, com idades até 10 anos. A pequena Manuela Paes, de 5 anos, ficou encantada por ter se apresentado pela primeira vez para um público grande. “Manu é um arraso como bailarina, dinâmica e muito inteligente”, elogiou a professora de dança do Pelc Vanelise Munro Costa. Enquanto isso, a garota chorava no colo da mãe porque queria mostrar que sabia dançar por mais tempo.

Iniciativa da prefeitura municipal, entidade parceira do Ministério do Esporte por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, o evento foi prestigiado por moradores locais. A mostra também foi uma excelente oportunidade para convidados especiais, jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), mostrarem talento na dança livre individual e na capoeira.

Já o trio formado por Adriano Teles, Emerson Boscardim – ambos com 17 anos – e Jenifer Gusmão – 16 anos – apresentou coreografia  pop internacional. Os jovens, que arrasaram no estilo Lady Gaga, alimentam sonhos artísticos. Adriano está decidido: quer seguir carreira como dançarino. Para ele, a dança significa um aprendizado social. “Aprendi a me relacionar como pessoa”, relata.

Emerson planeja seguir carreira na área da educação. “Quero ser professor. Essa certeza, que me faz sentir que sou capaz, esquecer os problemas e estar feliz sempre, é a dança que me dá”, afirma. Jenifer, por sua vez, projeta a carreira de artista: “A dança é a expressão do corpo e da alma. É a alegria em movimento”, garante.

Durante o evento, a companhia de dança Mara Cabral doou bolsas de estudo. Segundo a coordenadora do Pelc, Jarilise Siqueira, a seleção com o nome dos contemplados será anunciada em breve.

Oficinas e esportes
Em São Borja, o Programa Esporte e Lazer da Cidade funciona no ginásio de esportes Cleto Dória de Azambuja, no centro da cidade. A unidade atende a cerca de 450 pessoas de todas as faixas etárias. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que participam de oficinas gratuitas de recreação, dança, teatro e música (violão e teclado).

A prática esportiva de futsal, handebol, basquete e vôlei também é assegurada aos beneficiados do Pelc. O pessoal da terceira idade conta com atendimento diferenciado. Além da ginástica e das aulas de música, dança livre e teatro, uma oficina de vôlei em formato de jogo adaptado garante o lazer dos mais vividos.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook