Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


08/02/2012 às 16h17 - Ministério do Esporte capacita agentes e coordenadores do Pelc/Pronasci em Belém


O Ministério do Esporte, em parceria com a prefeitura de Belém, realizou no último fim de semana (04 e 05.02) a capacitação e qualificação de 31 pessoas, entre agentes, coordenadores e servidores envolvidos no Sistema de Formação do Programa de Esporte e Lazer da Cidade Pelc/Pronasci. Durante o curso foi feita também a avaliação da aplicabilidade do programa de incentivo ao esporte e de combate à criminalidade nas grandes cidades.

Segundo o representante do Ministério do Esporte José Nildo Caú, a capacitação é o momento em que agentes, coordenadores e gestão municipal refletem sobre aquilo a que o programa se propõe e o que vem sendo aplicado. “Esta é a hora de se ter um olhar mais crítico. Se a gente conseguiu atingir o objetivo do programa ou não e como podemos fazer para melhorá-lo”, afirmou José Nildo.

O secretário municipal de Esporte, Francileno Mendes, abriu a programação do primeiro dia do curso. “Esta é a segunda edição do Pelc/Pronasci em Belém, e a cidade tem se esforçado para levar o programa ao maior número de pessoas em situação de risco social nos bairros de Guamá, Terra Firme e Cremação. Além dos núcleos implantados, neste mês será instalado mais um, no Mestre 70, ginásio recém reformado e ampliado”, disse.

A coordenadora do núcleo do Pelc/Pronasci no bairro de Guamá, Regiane Mercês, avaliou a capacitação como positiva. “Nós apresentamos a evolução do programa em áreas de alta periculosidade, como as comunidades do Carapuru e Monte Serrat, no Guamá, ou seja, o que alteramos na realidade desses jovens, que são o alvo do programa. Nós também fomos orientados a respeito de como melhorar ainda mais o desenvolvimento das ações propostas”, destacou.

O terceiro módulo de capacitação do Pelc/Pronasci em Belém será realizado daqui a cinco meses, quando o convênio passará por uma avaliação para constatar a viabilidade da renovação do programa. Na capital paraense, a meta do programa é atingir cerca de 1,6 mil jovens dos bairros de Guamá, Terra Firme e Cremação, apontados pelos ministérios do Esporte e da Justiça como de alto índice de criminalidade. As ações do programa têm o objetivo de combater essa violência, ocupando os jovens com atividades esportivas e de lazer.

Cleide Passos
Foto: Manu Falqueto
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook