Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


16/12/2011 às 18h54 - Festa com violeiros formados no Pelc encerra atividades do ano em Ponta Grossa (PR)


Uma festa regada a esporte, lazer, artes e muita música está sendo preparada neste sábado (17.12) para encerrar os trabalhos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) em Ponta Grossa, no Paraná. Promovido por duas entidades parceiras do Ministério do Esporte – Centro Cultural Ilê de Bamba e Liga Municipal de Futebol Suíço –, o evento começa às 14h no Ginásio de Esportes Oscar Pereira. Entre as principais atrações, estão as apresentações de ginástica, caratê, capoeira, dança e um show com os "Senhores da Música", grupo composto por 17 violeiros acompanhados por crianças que estudam violão no Pelc.

No encontro aberto à comunidade, haverá ainda uma exposição de desenhos e de artesanato, levando à população aulas e oficinas de todas as atividades realizadas pelo programa. Estarão presentes cerca de mil participantes contemplados pelas duas entidades parceiras. O Ministério do Esporte será representado por Gilmar Tondin, servidor da pasta e professor de formação do Pelc.

No Ilê de Bamba, o Pelc difunde a identidade afro-brasileira para cerca de 300 pessoas. São crianças a partir de 2 anos, adolescentes, adultos e idosos que, além da capoeira, têm a oportunidade de conhecer e disseminar as danças afros maculelê, puxada de reis e samba de roda. Os beneficiados são moradores das vilas Cipa, Santa Maria, Ildenira, DER e Parque Auto-Estrada. De acordo com o coordenador Gilmar Rodrigues, a alegria das crianças é o principal retorno que o programa lhe oferece: “A confiança e o carinho que muitas vezes eles não têm em casa é nossa principal motivação”.

Na Liga Municipal de Futebol Suíço, são ministradas aulas de futebol para meninos e meninas (com sete jogadores na linha), além de cursos de violão e viola oferecidos por integrantes do grupo Senhores da Música. A atividade teve tanto sucesso que um grupo composto por 30 alunos violeiros já se apresenta em eventos públicos em Ponta Grossa.

Outros atrativos são o caratê para crianças e adolescentes, a ginástica para mães e o artesanato para o pessoal da terceira idade. O núcleo geral Recanto dos Baleiros atende a 1.200 pessoas de todas as idades. “É um trabalho gratificante e necessário porque garante qualidade de vida para todos”, afirma o coordenador Indalécio Valverde.

Objetivo
O Programa Esporte e Lazer da Cidade foi criado para democratizar o acesso e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. O objetivo é suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo em situações de vulnerabilidade social e econômica.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook