Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


26/07/2011 às 17h22 - Deputados do Timor-Leste conhecem programas sociais do Ministério do Esporte  Clique para ouvir a notícia


Quatro deputados do Parlamento Nacional do Timor-Leste visitaram o Ministério do Esporte, na segunda-feira (25.07), para conhecer os principais programas voltados para a inclusão social. Representantes das secretarias nacionais de Esporte Educacional e de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério apresentaram um vídeo e relatórios sobre o funcionamento dos programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Segundo Tempo.

Os parlamentares timorenses também receberam livros e um DVD sobre a metodologia do Segundo Tempo, que oferece atividades esportivas e reforço escolar no horário em que crianças, jovens e adolescentes estão fora da sala de aula. Depois das apresentações, os deputados tiraram dúvidas a respeito do financiamento e do planejamento das ações do Ministério do Esportes.

Uma das coordenadoras da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Ana Elenária da Silva comentou a importância dessa troca de informações: “É uma oportunidade ímpar de mostrar o quanto o Brasil avançou no âmbito do esporte enquanto ferramenta social”.

Ceilândia
Os deputados do Timor-Leste tiveram a oportunidade de conferir pessoalmente o funcionamento do Pelc. O grupo foi até Ceilândia, cidade a 26 quilômetros de Brasília, para acompanhar o trabalho do Instituto Comunidade Participativa, núcleo que já beneficiou mais de 6 mil pessoas da comunidade. São oferecidas 11 atividades, como ginástica, judô e aulas de teclado e violão.

O deputado Antonio Machado, que é presidente de uma das comissões do Parlamento Nacional do país asiático, avaliou como positiva a apresentação das ações do Ministério do Esporte: “É muito bom poder levar essa experiência, a fim de melhorar nosso programa nas áreas de juventude e desporto”.

País vizinho à Indonésia, o Timor-Leste, que passou por uma guerra civil em 2006, começa a estruturar políticas voltadas ao esporte e à juventude. Como agradecimento, os parlamentares entregaram ao ministro Orlando Silva e às duas representantes do Ministério do Esporte uma peça do artesanato local com as cores da bandeira.

Confira a reportagem em vídeo



Confira a reportagem em áudio





Natália Borges
Foto: Ivo Lima
Ascom – Ministério do Esporte