Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


11/07/2011 às 16h40 - Após capacitação de agentes, Pelc Indígena Xavante inicia atividades no Mato Grosso


No território indígena de Campinápolis (MT), lideranças comunitárias das aldeias São Pedro, São Felipe, Campinas, Bom Jesus da Lapa, Santa Rosa e São Domingos Sávio agora são agentes do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) Xavante. Após a participação no curso de formação, realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho, na escola estadual da aldeia São Pedro, o Pelc com a vertente destinada ao público indígena passa a ser uma realidade.

As atividades, que começaram nesta segunda-feira (11.07), resgatam importantes práticas culturais Xavantes,  entre elas, a luta corporal (wái), o arco e flecha e a corrida de tora. O total de beneficiados, com atividades diariamente desenvolvidas e eventos de esporte e de lazer, será de aproximadamente 4,5 mil indígenas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Fazem parte da equipe gestora do Pelc a coordenadora de formação Ana Elenara da Silva e a técnica Cristiane Gomes, além do professor Silvio Ricardo da Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que acompanhou de perto a experiência inédita do programa e auxiliou Carmem Lília da Cunha Faro, professora da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA).

Carlos Tserenhaiõ (São Pedro), Elizeu Tsiromne (São Felipe), Timóteo Tsevedzutewedi (Campinas), Israel Tsimori (Bom Jesus da Lapa), Silvério Tserinho Wa (Santa Rosa), Marcio Teihidzatsé (São Domingos Sávio), Rodolfo Tsereomo e seu assistente Yakagi Kuikuro são os agentes indígenas capacitados. A coordenadora-geral da parceria com o Conselho Nacional de Mulheres Indígenas (Conami), Samira Tsibodowapre, também participou do curso.

Crianças
Samira Tsibodowapre informou que o primeiro fruto do programa serão os Jogos Infantis Xavantes, que reunirão crianças com idades entre 5 e 12 anos, na aldeia Campinas.

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte