Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


20/06/2011 às 17h50 - Programa Esporte e Lazer da Cidade realiza formação de agentes sociais


Nos meses de junho e julho, são realizadas as etapas de formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). O Sistema de Formação de Agentes Sociais do Pelc é uma ação educativa e continuada que envolve gestores, agentes, lideranças comunitárias, pesquisadores, legisladores e outros parceiros nas esferas públicas federal, estadual, municipal e de organizações da sociedade civil. O objetivo é formular e implementar políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social e cultural.

“O processo de formação é elemento fundamental da proposta do Pelc como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento e qualificação de políticas locais que tratem o esporte e o lazer como direitos sociais, garantindo o acesso a atividades diversificadas que atendam às diferentes necessidades da comunidade envolvida”, afirma a secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues.

O formador do Pelc é um profissional com experiência e conhecimento na área de políticas públicas de esporte e lazer e também dos conteúdos e objetivos do próprio programa.  Ele atua junto aos parceiros, desenvolvendo as ações de formação de agentes sociais e gestores. Atualmente, os formadores fazem parte de um grupo sob a responsabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que possui curso de mestrado em lazer e larga experiência de formação na área.

Ações
Para atender ao objetivo central da política pública de esporte e lazer, o programa busca potencializar ações estruturantes que qualifiquem a execução, tanto do ponto de vista técnico-administrativo, quanto do ponto de vista da ação em si, no sentido de construir, junto à população beneficiada, uma relação autônoma, crítica e protagonista no campo do esporte e do lazer.

Nesse sentido, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SNDEL) vem qualificando e consolidando ações de formação de agentes do Pelc (Todas as Idades, Pelc Vida Saudável e Pelc/Pronasci), no intuito de estruturar o programa como política de Estado. O Sistema de Formação dos Agentes Sociais de Esporte e Lazer do Programa Esporte e Lazer da Cidade é resultado de oito anos de experiência da SNDEL na formação de agentes, abordando os conteúdos e estratégias metodológicas necessárias para a formação qualificada e considerando as especificidades de cada realidade local.

As próximas etapas da formação serão realizadas em Barra Mansa (RJ), nos dias 30 e 31 de junho; Inhumas (GO), de 6 a 9 de julho; São Bernardo do Campo (SP), de 15 a 18 de julho; Santarém (PA), 25 e 26 de julho; e Niterói (RJ), de 7 a 10 de julho.

Emília Andrade
Ascom – Ministério do Esporte