Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


18/03/2011 às 16h20 - Ministério lança cadernos com os resultados do programa PELC/PRONASCI


Para ampliar e aprimorar os trabalhos desenvolvidos pela parceria entre os Ministérios do Esporte e da Justiça, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (SNDEL), lançou, na tarde desta sexta-feira (18/03) em Brasília, uma coletânea de seis cadernos que apresentam os resultados do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)/ Programa Nacional de Segurança Pública em Cidadania (Pronasci).

As publicações foram divulgadas durante o II Encontro dos Formadores do PELC, que começou na quinta-feira (17) e vai até sábado (19), na capital federal. Promovida pela secretaria em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a capacitação é uma ação de continuidade que possibilita a troca de experiências entre os 22 formadores do programa, iniciado em 2007.

Segundo a secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna, divulgar a coletânea durante a capacitação contribui para tornar os formadores os principais multiplicadores do trabalho. “Esse é o momento especial, porque são os formadores que irão enfatizar a existência dos cadernos, além de aprofundar nos cursos que eles irão ministrar”, explica.

A secretária acrescenta que as publicações são importantes ferramentas de trabalho para estimular as ações articuladas entre outros órgãos federais, voltadas para as políticas públicas. “Com esses cadernos, os Ministérios do Esporte e da Justiça pretendem dar sua contribuição para as políticas públicas intersetoriais, na perspectiva da construção de um novo paradigma, que leve à integração das ações sociais, ajudando a transformar os ambientes das regiões mais violentas do país, trazendo mais qualidade de vida e, porque não dizer, mais saúde e felicidade para os cidadãos”, diz Rejane.

A parceria que resultou na inclusão do Programa Esporte de Lazer da Cidade em áreas de violência e vulnerabilidade juvenil - mapeados pelo Ministério da Justiça – representou não apenas o desenvolvimento de ações educativas de esporte recreativo e de lazer, mas também ampliação da parceria com a construção de praças esportivas e da fabricação de materiais esportivos por detentos e ex-detendto, através do Programa Pintando a Liberdade.

Iniciado em 2003, o programa Esporte e Lazer da Cidade mantém núcleos com o objetivo de ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer. Suas ações acontecem de forma integrada às demais políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento humano e a inclusão social.

Vale destacar que cada caderno aborda um tema específico voltado para o aperfeiçoamento dos formadores do programa. “Os cadernos atendem as demandas técnicas dos conveniados, além de proporcionar uma qualificação pedagógica”, acrescenta Penna.

Os temas dos cadernos são:

1º volume – Política Intersetorial: PELC e PRONASCI;
2º volume – Formação no Programa Esporte e Lazer da Cidade;
3º volume – Pesquisa: Esporte e Lazer no PELC PRONASCI;
4º volume – Gestão de convênios dos núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade;
5º volume – Manual para elaboração de projetos de implantação para construção das Praças da Juventude; e
6º volume – Informação, comunicação e monitoramento e avaliação.




Breno Barros
Foto: Fransico Medeiros
Legenda: Brasília, 18/03/2011 - Lançamento da coletânea do Programa PELC/PRONASCI. (Esq. p/ Dir.) Chefe de Gabinete, SNDEL, Maria Leonor, Sec. Nac. de Desenvolvimento, Esporte e Lazer, Rejane Penna Rodrigues, Coord. Geral da SNDEL, Ana Elenara e a Claudia Bonalume.
Ascom - Ministério do Esporte