Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


19/08/2010 às 09h30 - Ministério do Esporte assume a presidência de conferência internacional de ministros


Durante a III Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada no último dia 1 de agosto, na cidade africana de Maputo, em Moçambique, o Brasil, por meio do Ministério do Esporte, foi conduzido à presidência do colegiado para a gestão no biênio 2010-2012.

O encontro aconteceu durante a realização dos VII Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e contou com a participação de representantes do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Durante o evento, além da eleição da nova presidência, foi discutida uma série de assuntos referentes aos trabalhos realizados pelo colegiado como o relatório das atividades do biênio 2008-2010, a realização dos próximos jogos da CPLP e a cooperação multilateral, entre outros.

De acordo com a secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues, que representou o ministro Orlando Silva durante a reunião, a participação do Brasil em grupos como a conferência de ministros da CPLP é importante para a cooperação entre os países que falam a mesma língua e possuem identidade cultural. “A Conferência oferece a oportunidade de trocar informações e ampliar os conhecimentos sobre a gestão de políticas públicas para o esporte e juventude”, afirmou.

Durante o encontro, o Ministério do Esporte apresentou uma proposta para alteração da idade limite de participação nos jogos, mudando de 16 para 17 anos. A decisão sobre a mudança será tomada na próxima reunião da Conferência, em junho de 2011, na cidade angolana de Luanda.

Ao final da reunião o colegiado decidiu adotar uma série de resoluções, com destaque para a criação da Rede de Informação sobre Juventude e Desporto da CPLP, a realização da II Conferência da CPLP sobre luta contra a dopagem no esporte, a realização do I Curso de Formação de Medicina Desportiva, além de formalizar a condução do Brasil à presidência da Conferência durante o próximo biênio.



Ascom – Ministério do Esporte