Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


07/07/2010 às 14h00 - Rede Latino-Americana apresenta “Carta de Foz do Iguaçu”


A Rede Latino-Americana de Lazer, Esporte e Educação, formada durante o I Seminário Latino-americano de Políticas Públicas Integradas de Lazer, Esporte e Educação, realizado entre os dias 16 e 19 de junho, apresenta nesta semana a “Carta de Foz do Iguaçu”, com as resoluções e encaminhamentos do seminário.

De acordo com a secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte (SNDEL), Rejane Penna Rodrigues, a carta é um elemento que visa fortalecer o trabalho intersetorial debatido em Foz do Iguaçu, durante os quatro dias do evento. “Essa é uma iniciativa importante para o processo de consolidação da rede”, lembrou Rejane Penna.

Apesar do lançamento oficial previsto para esta semana, a Rede já está em atividade, segundo a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte (DCTEC) da SNDEL, professora Leila Pinto. “Essa é uma proposta sem volta. A Rede já está acontecendo com o funcionamento de alguns grupos de estudo em atividade, discutindo algo mais amplo que são as políticas públicas integradas nos campos do lazer, esporte e educação”, comentou.

O surgimento da Rede Latino-Americana de Lazer, Esporte e Educação proporciona uma maior integração entre as políticas públicas dos países membros, proporcionando um maior intercâmbio de ideias e ações. “Mesmo sendo uma iniciativa brasileira, a rede agora é de todos que dela fazem parte, identificam-se. E o mais importante é que essa troca de experiências e ideias não é só importação de conhecimento, mas sim um pensar junto para crescer junto, mesmo com cada um dentro de suas particularidades”, explicou Leila Pinto.

Para a secretária Rejane Penna, a rede tem o desafio de promover a intersetorialidade entre as áreas de lazer, esporte e educação, trabalhando com diferentes aspectos da cultura, história e realidades políticas, econômicas e sociais de todos os países envolvidos na construção desse processo.

A Carta
A Carta de Foz do Iguaçu foi criada a partir das discussões realizadas durante o I Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas Integradas Lazer, Esporte e Educação, com a participação de 220 estudiosos e gestores públicos as respectivas áreas. Ao todo, a Carta abordará dez eixos temáticos como políticas públicas, formação, pesquisas, intercâmbios internacionais, eventos, gestão do conhecimento, além da própria criação da Rede Latino-Americana de Lazer, Esporte e Educação.



Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte