Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


30/06/2010 às 16h30 - Repositório Institucional preserva produção científica do Esporte e do Lazer


O Repositório Institucional da Rede Cedes (Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer) é uma das ações programáticas do Ministério do Esporte, que incentiva a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do esporte e lazer no Brasil. O link para o repositório está agora à disposição a população na internet, na página da Rede Cedes. Os interessados em ter trabalhos científicos divulgados e preservados devem acessar o portal do ministério e seguir as orientações disponíveis.

O principal objetivo do Repositório Institucional é reunir, organizar, preservar e disponibilizar os arquivos digitais referentes à produção científica decorrente das pesquisas realizadas pela Rede Cedes. Segundo a coordenadora geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, Patrícia Zingoni, o repositório é uma minibiblioteca online que será alimentada pelos próprios pesquisadores. “Disponibilizamos resultados e relatórios de pesquisas importantes que servem para embasar a elaboração de futuras políticas públicas na área do esporte e do lazer. Além de preservar e tornar públicos todos esses materiais ricos em conhecimento.”

“A iniciativa garante assim a construção coletiva do espaço, além do arquivamento e do acesso público a estas informações”, acrescenta. O projeto é uma parceria estabelecida entre a Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer e o Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva, com apoio do Núcleo de Processamento de Dados (NPD), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Breno Barros e Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte