Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


23/04/2010 às 14h42 - Brasil apresenta políticas públicas de lazer na Colômbia


Com o objetivo de promover o intercâmbio e a troca de experiências na área de esporte recreativo e lazer nos países da América Latina, o Instituto de Deportes y Recreación (Inder), de Medellín, na Colômbia, realizou, nos últimos dias 15 e 16 de abril, o II Simposio Internacional de Recreación. O evento contou com a participação do Ministério do Esporte, representado pela secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues.

Durante os dois dias do encontro, cerca de 700 pessoas, entre gestores, pesquisadores e estudantes do Brasil, Colômbia, Equador e Argentina apresentaram experiências e programas desenvolvidos no campo do lazer em cada país, numa troca de experiência importante para o desenvolvimento de políticas para o setor.

A atuação do Ministério do Esporte na área do lazer foi destacada por Rejane Penna, ao falar sobre a forma como vem sendo construída a política de esporte e lazer no Brasil e os desafios encarados durante a construção e execução dos programas. “Fizemos uma apresentação mostrando como está sendo construída a política pública do lazer no país. Mostramos para nossos vizinhos que construímos os programas respeitando a diversidade cultural, valorizando a participação de toda a população, abrangendo todas as faixas etárias, entre outros aspectos socioculturais que são peculiares a um país continental como o Brasil”, disse a secretária.

Para Rejane, eventos como o simpósio internacional realizado em Medellín servem de motivação para a continuidade dos programas de lazer desenvolvidos no Brasil e contribuem para uma maior integração entre os países latino-americanos. “Participar de uma troca de experiências rica como essa e poder mostrar o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Esporte é muito importante. Assim, podemos ter a certeza de que o Brasil ocupa uma posição de destaque no campo do lazer.”

A importância do país na área de políticas públicas de esporte recreativo e lazer, destacada por Rejane Penna, foi confirmada com a participação de pesquisadores brasileiros no evento. Além da palestra da secretária, a programação contou ainda com palestras dos professores-pesquisadores Victor Andrade de Melo (UFRJ), Ricardo Ricci Uvinha (USP) e Christianne Luce Gomes (UFMG).

Seminário em Foz do Iguaçu
Durante o simpósio em Medellín, a secretária Rejane Penna Rodrigues aproveitou a oportunidade para divulgar e manter contatos importantes para o fomento à participação dos países da América do Sul no I Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas Integradas de Lazer, Esporte e Educação, que será promovido pelo Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação e com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), entre os dias 16 e 19 de junho, em Foz do Iguaçu.


Ascom - Ministério do Esporte