Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


30/03/2010 às 18h00 - PELC-Pronasci faz encontro regional rumo a Conferência Nacional do Esporte


Graças à troca de experiências e às ações diferenciadas desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SNDEL), junto a populações como as indígenas, quilombolas e ribeirinhas, cresce a cada dia o entendimento do esporte e lazer como um direito social. A constatação é da secretária Rejane Penna Rodrigues, durante cerimônia de abertura do Encontro Regional Centro-Oeste e Norte PELC/Pronasci, no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). O evento reúne, até nesta quarta-feira, cerca de 170 entre gestores e coordenadores de entidades parceiras, pesquisadores da Rede Cedes, formadores e estudantes universitários.

A meta é criar ainda mais propostas consistentes para as duas áreas. Segundo Rejane Penna, o PELC e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) se integram a essa nova realidade. “Desde 2007 estamos caminhando para a concretização de políticas intersetoriais. Antes o PELC trabalhava com a intergeracionalidade. Hoje, o PELC-Pronasci foca principalmente a juventude como ferramenta para atingir a segurança com cidadania”, reforçou.

Entre as autoridades presentes na abertura estiveram Márcia Moreschi, presidente da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Jorge Luiz Quadros, representante do Pronasci, Marcelo Borá, coordenador do Curso de Educação Física do UniCEUB e André Arantes, professor de Educação Física.

Ainda no primeiro dia de atividades, os participantes assistiram à palestra “Política, comunidade, cidadania”, proferida por Jorge Luiz Quadros. A mesa-redonda “Relatos de experiências exitosas” e as apresentações envolvendo atividades artísticas do Presídio de Ribeirão Claro (MG) e o Projeto Varjão (DF) encerram a programação.

No segundo dia de atividades, a pesquisadora Silvana Goellner, pesquisadora da Rede Cedes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrou a palestra “As questões de gênero nas Políticas Públicas de Esporte e Lazer”. Em seguida, foi a vez de “Juventudes e Lazer” com a professora Liana Romera, da UFES/SP. À tarde houve mesa-redonda com o tema “Formação continuada de agentes sociais e o envolvimento comunitário”, com a participação de Helder Isayama, pesquisador da Rede Cedes (UFMG), Pedro Oscar Figueiredo, formador do PELC e Heron Flores Nogueira, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Profissional (IDP).

O Plano Decenal e a III Conferência Nacional do Esporte também serão tema de debates durante o encontro do PELC. A secretária Rejane Penna comandará ainda as atividades do terceiro e último dia de encontro, nesta quarta-feira.


Carla Belizária
Foto: Aldo Dias
Ascom – Ministério do Esporte