Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


18/03/2010 às 16h41 - Encontro do Pronasci/PELC em Recife promove cultura de paz entre jovens


Os Ministérios do Esporte e da Justiça, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a prefeitura do Recife, em Pernambuco, realizam, até a tarde desta sexta-feira (19), o Encontro Regional Nordeste do Pronasci/PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade) 2010. Com a participação de representantes das pastas, gestores e coordenadores dos programas Pronasci/PELC, PELC Núcleos e PELC Vida Saudável, o encontro está sendo marcado por palestras e debates sobre o Esporte e o Lazer como forma de inclusão social e de promoção da Cultura da Paz entre os jovens.

A secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues, destacou a importância das relações intersetoriais na prática de ações que têm como objetivo o bem-estar e o desenvolvimento social. “A construção de um projeto coletivo que atenda aos interesses da sociedade requer parcerias consistentes e o envolvimento de todos, e passa pela concepção dos programas de democratização do conhecimento, da preocupação com a cooperação e a solidariedade, valorizando a realidade local”, disse a secretária.

O primeiro dia do Encontro Regional do Nordeste foi dedicado à III Conferência Nacional do Esporte (CNE). Após a abertura, nessa quarta-feira (17), Rejane Penna apresentou a palestra “O Plano Decenal e a III Conferência Nacional do Esporte”. Ao término da exposição, os participantes se dividiram em grupos e passaram a debater as propostas para os dez eixos norteadores da conferência.

A programação continuou nesta quinta-feira. Durante a manhã, foram apresentadas as palestras “Polícia, Comunidade e Cidadania”, por Jorge Luiz de Quadros (MJ), e “As questões de gênero nas Políticas Públicas de esporte e Lazer”, pela prof.ª doutora Silvana Goellner (UFRGS-RS). À tarde, os participantes assistiram à apresentação de “Relatos de Experiências Exitosas em Trabalhos Intersetoriais”. Para encerrar as atividades do segundo dia, mais uma vez os participantes foram divididos em grupos, em que puderam discutir os temas mostrados durante as palestras.

Sala de Soluções
A Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SNDEL), por meio do Departamento de Políticas Sociais de Esporte e de Lazer, está disponibilizando, durante todo do Encontro Regional, uma “Sala de Soluções”, onde os participantes do encontro podem tirar dúvidas sobre convênios, como conduzir os procedimentos de execução e realizar as formações dos agentes sociais, para que as atividades dos núcleos sejam desenvolvidas dentro das regras estabelecidas nos editais dos programas.


Ascom - Ministério do Esporte