Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


02/03/2010 às 10h11 - Regional Sul do PELC debate promoção da cultura de paz por meio do esporte


O Ministério do Esporte, em parceria com a prefeitura de Canoas, no Rio Grande do Sul, iniciou nesta segunda-feira (1º) o Encontro Regional Sul do Pronasci/PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade) 2010. Com a participação de representantes do ministério, gestores e coordenadores dos programas Pronasci/PELC, PELC Núcleos e PELC Vida Saudável – somando cerca de 180 pessoas e mais de 40 instituições parceiras –, o encontro apresentará, até a próxima quarta-feira, em Canoas, palestras e reuniões sobre temas voltados para os eixos estruturais dos referidos projetos, especialmente o esporte como instrumento de promoção da cultura de paz entre os jovens.

A secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues, destacou a importância do envolvimento intersetorial no desenvolvimento de ações que tem como objetivo o bem-estar e o desenvolvimento social. “A construção de um projeto coletivo que atenda aos interesses da sociedade requer parcerias consistentes e o envolvimento de todos, e passa pela concepção dos programas de democratização do conhecimento, da preocupação com a cooperação e a solidariedade, valorizando a realidade local”, disse a secretária.

A expectativa dos organizadores é que o Encontro Regional do Pronasci/PELC proporcione o surgimento de idéias importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área do Esporte e do Lazer. “Acreditamos que, por meio desse evento, tenhamos propostas importantes para o avanço substantivo em nossa área”, destacou Rejane Penna.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ressaltou o papel do Programa Esporte e Lazer da Cidade como política pública. “Lembro que vi este programa nascer, ainda em 2003, e hoje vejo que ele ganhou o Brasil. Ouvindo as pessoas expressarem com alegria as ações desenvolvidas, temos a certeza que o PELC se tornou uma política de Estado e todos nós estamos aqui com a missão de promover a transformação e o fortalecimento de programas como esse”, comentou. A abertura do evento contou com a participação de autoridades dos Ministérios do Esporte e da Justiça (parceiro na realização do Pronasci/PELC), e da prefeitura de Canoas.

III Conferência Nacional do Esporte
Dentro da programação oficial do Encontro Regional Pronasci/PELC, realizam-se discussões sobre os dez eixos norteadores da III Conferência Nacional do Esporte (CNE). O evento de Canoas representa também a realização de uma Conferência Livre e a inclusão desse debate objetiva fomentar a discussão e mobilizar toda a Região Sul para que estados e municípios possam realizar as respectivas etapas, em que serão apresentadas propostas para o grande debate sobre o Plano Decenal do Esporte, que acontecerá durante a etapa nacional da CNE.


Ascom – Ministério do Esporte