Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


06/11/2009 às 16h06 - Ministério do Esporte lança livro sobre Jogos Indígenas durante 21º Enarel


O livro “Brincar, Jogar, Viver – IX Jogos dos Povos Indígenas” será lançado hoje (6) pela secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Pena Rodrigues, durante o 21º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel), em Florianópolis, Santa Catarina. Iniciativa do Ministério do Esporte, a publicação é fruto de avaliação coletiva sobre a nona edição dos Jogos dos Povos Indígenas realizada, em 2007, pela pasta, governo de Pernambuco, prefeituras de Recife e Olinda e Comitê Intertribal.

Segundo a secretária, que assina o prefácio da obra, “o interessante da pesquisa é o interesse no foco dos jogos, pautado num encontro tão diferenciado e peculiar, que acontece a cada dois anos, no momento das competições”. Ela lembrou que o lançamento é simultâneo à realização da décima edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em Paragominas, no Pará, de 31 de outubro a 7 de novembro. “Os indígenas sempre reclamam que são pesquisados, mas nunca recebem retorno. Por isso, em respeito a eles, cada etnia receberá um exemplar do livro”, acrescentou Rejane.

A obra reúne dados sobre a história dos jogos, as etnias participantes e as práticas esportivas tradicionais que fazem parte da programação. Além disso, povos presentes nas disputas, organizadores, voluntários, pesquisadores e estudantes que participaram do evento relatam experiências e apontam elementos para uma Política Nacional de Esporte e Lazer que atenda às especificidades dos indígenas brasileiros. A publicação também contou com o apoio dos Ministérios da Justiça, Educação, Saúde e Cultura.

Serviço
Lançamento do livro “Brincar, Jogar, Viver – IX Jogos dos Povos Indígenas”
Local: estande da União de Instituições do Esporte, Educação Física e Lazer de Santa Catarina (Unesporte), no Centro Multiuso de São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina.
Data: 6 de novembro (sexta-feira)
Horário: 18 horas


Emília Andrade
Ascom – Ministério do Esporte