Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


13/08/2009 às 18h08 - Encontro Nacional mobiliza formadores de PELC e autores de livros sobre esporte e lazer


Formadores de todo o país que atuam no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) estão reunidos em Brasília com autores de livros sobre pesquisas na área do esporte e do lazer para debater o assunto. Durante a solenidade de abertura, nessa quinta-feira (13), a secretária Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), Rejane Penna, disse que o momento é muito importante para a consolidação do programa. “Vamos fazer uma interface entre pesquisa, publicações e trabalho acadêmico conciliada com os trabalhos desenvolvidos nos núcleos do PELC”, anunciou.

A idéia, segundo Rejane Penna, é aproveitar as observações feitas para, a partir delas, aprimorar a qualificação do PELC. Os participantes do encontro são educadores que trabalham o conhecimento dentro das universidades brasileiras. “Convidamos autores de muitos desses livros que foram lidos e utilizados dentro do PELC para que possam escutar a opinião dos formadores sobre a publicação e responder aos questionamentos feitos”.

Os livros abordam a teoria do lazer. Alguns trazem perspectivas inovadoras e outros, desenvolvem o tema juventude, foco do atendimento do PELC/Pronasci, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do Ministério da Justiça.

Nessa quinta-feira (13), primeiro dia de evento, o coordenador nacional de formação do PELC, Luiz Roberto, apresentou o balanço das formações realizadas este ano. “Foram realizadas pela SNDEL 101 formações, em 23 estados. Destas, 64 são relativas ao PELC, 23 ao Programa Vida Saudável e 15 sobre o Pronasci.

Em seguida, foi veiculado um filme de 60 minutos abordando a violência na juventude. A proposta dessa dinâmica foi provocar uma vivência entre os participantes para avaliar o papel do vídeo como ferramenta pedagógica dentro das formações do Pronasci.

Nesta sexta-feira (15), começa o ciclo o de debates. Participam dos trabalhos os seguintes autores: Nelson Marcellino (Lazer e sociedade: múltiplas relações), Ricardo Lucena (O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro), Marcelo Melo (Esporte e juventude pobre), Fernando Mascarenhas (Gestão pública e política de lazer: a formação de agentes sociais) e Valquíria Padilha (Dialética do Lazer). Edmundo Drummond e Gisele Schwartz também participam da atividade.

Entre as atividades programadas para sábado (16), último dia do encontro, está a mesa de debates “Juventudes”, com os palestrantes Carlos Henrique Martins (RJ) e Liana Romera (Unimep), além do mediador Ricardo Uvinha (USP Leste). O relato de experiência “Fica Vivo”, com Marcus Otávio Mariani Nogueira, também está na programação.

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte