Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


07/07/2009 às 11h15 - Programa Esporte e Lazer da Cidade chega para 2 mil jovens canoenses do Território da Paz


A meta é diminuir os índices de violência e a sensação de insegurança da população, promovendo o esporte e o lazer. Em no máximo 60 dias, 2.800 crianças e jovens canoenses moradores dos bairros Guajuviras e Mathias Velos, localizados na periferia do município de Canoas (RS) serão beneficiadas com o programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), do Ministério do Esporte. O anuncio foi feito pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, durante o lançamento oficial do programa no município gaúcho, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na última quinta-feira (2)

A solenidade contou com a participação de parlamentares, comunidade acadêmica e população local. Os presentes puderam prestigiar a apresentação de dança de 16 jovens do Canta Brasil, projeto parceiro do Pronasci, que apresentaram jazz com batida do hip-hop.

O PELC em Canoas tem como gestor a Prefeitura Municipal. A ação recebeu recursos no valor de R$ 479.690,00 do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. A parceria beneficiará jovens com idades entre 15 e 19 anos, vitimas de violência doméstica ou urbana.

As inscrições já estão abertas. Para isso, é necessário que os interessados estejam matriculados em alguma escola pública. Os futuros beneficiados com o Pelc/Pronasci contarão com atividades esportivas de atletismo, basquete, futsal, futebol, handebol, judô, taekondo e vôlei. Teatro e dança são as atividades culturais a serem desenvolvidas.

Copa 2014
Antes da solenidade, o ministro Orlando Silva conhecer as instalações da Universidade Luterana, que disponibilizou sua infra-estrutura esportiva para treinamento dos atletas durante a Copa do Mundo de Futebol. Entre as instalações visitadas, estão o Sport Clube Ulbra que possui infraestrutura completa para diversas modalidades esportivas. O destaque é o grande aparato para receber equipes do futebol. Durante a visita, Silva foi recebido pelas crianças da escolinha de futebol da universidade.

A universidade já mostrou em diversas oportunidades todo seu conhecimento em organização de grandes eventos de projeção internacional como a Copa Cidade de Canoas, que contou com a participação de seleções do Uruguai, estados Unidos, Brasil e também do Rio Grande do Sul.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte