Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


09/06/2009 às 11h58 - Programa Esporte e Lazer da Cidade chega à capital sul-mato-grossense


O início desta semana marca uma data muito especial. Trata-se do lançamento do Programa Esporte e Lazer (PELC), na capital Campo Grande (MS). A ação do Ministério do Esporte tem como parceira, a Prefeitura de Campo Grande (MS), por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp). A partir de agora, 800 pessoas entre crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de deficiências passam a contar com mais qualidade de vida usando o mecanismo do esporte e do lazer.

A cerimônia de inicio do PELC aconteceu na última segunda-feira (8), na sede da Associação Nipo-Brasileira. A comunidade campo-grandense compareceu para prestigiar o evento. Entre as autoridades presentes, estava o diretor presidente da Funesp Carlos Alberto de Assis. “O PELC vem para reunir toda a família em torno da prática saudável e sistemática do esporte e lazer aumentando a auto-estima dos praticantes”, declarou Assis.

Durante a solenidade, crianças e adolescentes que acabaram de ingressar no PELC participaram de sua primeira atividade dentro do programa. Eles aprenderam a confeccionar pipas na oficina de brinquedos artesanais. A garotada também se divertiu brincado no pula pula e fazendo pintura no rosto. O evento também contou com apresentação do Coral de Idosas da Colônia Japonesa. “Cerca de 20 pessoas se apresentaram, destas, dez sequer falam uma única palavra em português”, ressalta Sueli Cano de Oliveira, coordenadora de projetos.

O pessoal da terceira idade, atendido pelo Programa Vida Saudável desenvolvido no bairro Serradinho, também mostrou sua habilidade para a dança. O Vida Saudável é outra ação do Ministério do Esporte, realizada por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL). O programa atende exclusivamente a categoria dos mais vividos e tem a prefeitura local como gestora.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas nos próprios núcleos de atendimento do PELC. São eles: Parque Jacques da Luz nas Moreninhas, Centro Olímpico de Campo Grande na Vila Nasser, Setrâmico no Serradinho e Associação Nipo-Brasileira, localizado na saída para Três Lagoas.

Toda família pode participar e desfrutar da prática de esporte, recreação, atividades culturais, lazer e aprendizado de práticas manuais. O convênio tem nas atividades aquáticas o referencial. A maioria das unidades de atendimento conta com piscinas nas quais serão desenvolvidas atividades de natação, hidroginástica e recreação.

O PELC realizado em Campo Grande conta com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil, do deputado federal Waldir Nunes (PSDB/MS). O programa tem duração de 12 meses.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte