Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


29/05/2009 às 15h30 - Congresso Científico Internacional mobiliza pesquisadores em Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde


Produção do Conhecimento em Corporeidade, Esporte, Lazer e Saúde é o tema do 1º Congresso Científico Internacional de Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde do Brasil Norte, que acontece até próximo sábado (30), em Belém. O encontro tem apoio do Ministério do Esporte e o palco de sua realização é o Campus Castanhal e Guará, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento reúne um público de aproximadamente 400 participantes, entre estudantes e profissionais da Educação Física, pesquisadores nacionais e internacionais de três continentes. A Europa está sendo representada pela Universidade do Porto/Portugal e África pela Universidade Pedagógica de Maputo/Moçambique.

O Brasil, por sua vez, conta com representações das universidades Federal e Estadual do Pará ( UFPA e UEPA), da UNIRG de Tocantins, da Unimep de São Paulo, da UDESC de Santa Catarina, da UFRN do Rio Grande do Norte e do Ministério do Esporte. A pasta foi representado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer(SNDEL).

A Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte da SNDEL, Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto, participou do evento. Além de prestigiar a abertura, a professora integrou a mesa-redonda “Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde”.

A programação inclui três Conferências com os Doutores Nelson Carvalho Marcellino, Jorge Olímpio Bento e João Batista Freire; três Mesas Temáticas, três “Encontros com os mestres”, ampliando o debate com os doze pesquisadores presentes. Também foram realizadas 10 oficinas e discutidos 117 trabalhos científicos.

De acordo com Rejane Penna Rodrigues, secretária da SNDEL, a primeira edição deste evento representa uma rica oportunidade de trocar de experiências. “É uma chance imperdível que ampliou possibilidades de melhoria da qualidade do ensino acadêmico e do desenvolvimento científico na área da Educação Física no norte do Brasil”, defende.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte