Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


06/05/2009 às 10h10 - PELC e Rede Cedes pautam encontro de secretária nacional em universidade de Piracicaba (SP)


Dialogar com professores, estudantes de graduação e mestrado em Educação Física sobre as Políticas Públicas de Esporte Recreativo e de Lazer, no âmbito Federal, foi o motivo da visita da secretária Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, Rejane Penna, à cidade paulista de Piracicaba, na última semana. A secretária esteve na Universidade Metodista de Piracicaba (Unipem), nos dias 29 e 30 abril, onde apresentou à comunidade acadêmica, as ações do Ministério do Esporte.

A conferência acadêmica, promovida pelo curso de mestrado em Educação Física, teve como objetivo aproximar a universidade da comunidade do interior paulista. Por esse motivo, o evento contou com as presenças de representantes da prefeitura municipal de Piracicaba, do Serviço Social do Comércio (SESC) e de Ongs locais. Na palestra, a Rejane Penna falou sobre a metodologia e resultados de projetos do Ministério do Esporte, voltados à inclusão social, como o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que contempla as demandas das comunidades brasileiras.

Na quarta-feira (29), a secretária esteve reunida com membros do núcleo da Rede Cedes, na Unimep. O núcleo é uma ação programática que busca produzir e difundir os conhecimentos voltados à avaliação e ao aperfeiçoamento da gestão de políticas públicas de esporte e do lazer. A secretária relatou os resultados colhidos pelo PELC e os caminhos que o projeto está percorrendo e as perspectivas para 2009. “Em 2008, foram feitos 125 convênios, criados 664 núcleos em 298 municípios num total de 3.263.001 pessoas beneficiadas”.

Ela explicou que o espírito do programa vai além de atividades físicas e que seu conteúde envolve jogos e brincadeiras que com a participação de todas as faixas etárias e de pessoas portadoras de deficiências de uma determinada comunidade. “O PELC estímula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, o fomento à pesquisa e à socialização do conhecimento, contribuindo para que esporte e o lazer sejam pensados como políticas públicas e direitos de todos”, explicou Penna.

O vice-reitor acadêmico Unimep professor doutor, André Satler, ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, para o desenvolvimento da Rede Cedes-Unimep, na realização de pesquisas. “A iniciativa atende as cidades de Piracicaba, Campinas, Monte Mor, Nova Odessa, e Hortolândia, situadas no interior paulista, além da região Metropolitana de Campinas, onde moram cerca de quatro milhões de pessoas”, destacou.


Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte