Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


09/04/2009 às 16h55 - Ministério do Esporte participa das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física


O lançamento do Plano Nacional de Atividade Física, uma articulação dos ministérios do Esporte e da Saúde, marcou a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física, domingo (5/4), no Parque Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O Plano prevê diversas ações, como disseminar junto à população informações sobre as práticas corporais e atividade física; estimular projetos dessas práticas nos municípios; consolidar parcerias para construção de intervenções sobre o espaço urbano, reduzindo as barreiras para a prática do lazer e da atividade física, além de monitorar e avaliar as ações.

A secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues, representou o ministro Orlando Silva na solenidade de abertura do evento. Ela salientou a importância da potencialização dos trabalhos conjuntos entre os ministérios da Saúde e do Esporte, integrando ações já desenvolvidas neste campo, e da valorização do direito de toda a população em relação ao acesso ao esporte e ao lazer. Além de aumentar o percentual da população brasileira que pratica exercícios físicos regularmente, o governo quer reduzir o número de doenças crônicas.

“Pela primeira vez uma campanha nacional dá importância à atividade física com a implantação de uma política permanente”, explicou Rejane Penna. “A atividade física é um elemento importantíssimo para a prevenção de doenças. Não é só alto rendimento, caminhada ou academia. As pessoas podem jogar peteca, dama ou dançar, interagindo socialmente por meio do esporte”.

Participaram da solenidade os ministros da Saúde, José Temporão, do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Igualdade Racial, Edson Santos, além de ex-jogadores de futebol da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 1970, a atleta Adriana Behar, medalha de prata nas Olimpíadas de Sidney (2000) e de Atenas (2004), e artistas diversos.


Marlene Gomes
Ascom - Ministério do Esporte