Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


25/03/2013 às 18h55 - Ministério do Esporte realiza Encontro de Consultores Regionais do Pelc e do Vida Saudável


O Ministério do Esporte promove  hoje e amanhã (25 e 26.03) o 1º Encontro Nacional de Consultores Regionais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). A reunião de trabalho, realizada no Hotel Saint Paul, em Brasília, conta com a participação de cerca de 30 profissionais de diferentes instâncias: gestores  da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (Snelis), equipe da profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e consultores regionais selecionados no chamamento público realizado em dezembro de  2012.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas Setoriais, Gianna Lepre Perim, representou o secretario da Snelis, Vicente Neto, e deu as boas vindas aos consultores. A gestora falou sobre a importância desse momento, em que começa a ser efetivado o sistema de monitoramento do Pelc e do Vida Saudável:  “A política pública do esporte e do lazer precisa acompanhar e avaliar as execuções de seus programas”.

A programação do encontro é constituída da apresentação das ações de esporte e lazer (Pelc e Vida Saudável), das ações das coordenações de departamentos vinculadas a esses programas e das diretrizes de monitoramento e avaliação, que faz parte das discussões do sistema Mimboé (em Tupi guarani significa ensinado).

Quatro consultores regionais participam do evento. Paralelamente ao sistema de monitoramento e de avaliação, está sendo elaborado uma rede de informação que vai integrar os gestores do Ministério do Esporte, a equipe do sistema de formação da UFMG, formadores e consultores regionais.

Política nacional
O grande objetivo do sistema de monitoramento é a busca de uma avaliação continuada e precisa do alcance de indicadores que norteiam a política nacional de esporte e lazer. “Isso significa medir a forma como as ações estão sendo desenvolvidas nos municípios brasileiros, mediante visitas in loco nos núcleos dos programas Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável”, explica a coordenadora-geral de Esporte e Lazer, Ana Elenara da Silva.

Para o secretário Vicente Neto, o conhecimento dos consultores regionais tende a qualificar ainda mais a gestão nacional das ações de esporte e lazer. “Esses profissionais nos trarão dados relevantes para refletir sobre a atual dinâmica desenvolvida pelos programas e, caso haja necessidade, nos darão subsídios para adotar ajustes.”

Carla Belizaria
Foto: Francisco Medeiros.
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook