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Estrutura de Funcionamento

O Programa, fruto da parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação, se desenvolve por meio da adesão das escolas públicas da Educação Básica. A escola terá a oportunidade de desenvolver o Esporte de acordo com as Diretrizes do Programa Segundo Tempo, ou seja, as atividades deverão estar em consonância com a Proposta Pedagógica do PST, sendo caracterizada como uma proposta inclusiva e emancipadora, tendo como pressuposto básico o Esporte Educacional.

Inicialmente participarão desta ação as 5 mil escolas que aderiram ao Programa Mais Educação em 2009/2010. Para estas escolas serão distribuídos Kits de materiais esportivos, uniformes e materiais de apoio pedagógico, para auxiliar os trabalhos a serem desenvolvidos. Já as escolas conveniadas devem viabilizar espaços esportivos próprios ou de terceiros para o desenvolvimento das atividades. É responsabilidade da escola, ainda, a seleção e contratação de monitores para trabalharem com até 05 turmas de aproximadamente 30 alunos por semana. Ressalta-se que para cada 150 alunos haverá a necessidade de contratação de um monitor, que possui a função de planejar, desenvolver e avaliar as ações relacionadas ao Esporte Educacional de acordo com a proposta básica do Programa Segundo Tempo.

Características da estrutura de funcionamento:

  • Freqüência das atividades: duas vezes por semana;
  • Profissionais atuantes: monitores com experiência, graduados e/ou graduandos em Educação Física/Esportes;
  • Contratação dos Profissionais: a Escola ficará responsável pela contratação do monitor para trabalharem com até 05 turmas de aproximadamente 30 alunos por semana;
  • Função dos Monitores: planejar, desenvolver e avaliar as ações relacionadas ao Esporte Educacional de acordo com a proposta básica do Programa Segundo Tempo;
  • Proposta Pedagógica: desenvolvimento do Esporte Educacional integrado a proposta básica da escola a qual está inserido;
  • Materiais Esportivos, uniformes e materiais de apoio pedagógico distribuídos para as escolas parceiras;
  • Metodologia: propiciar múltiplas vivências esportivas, através do esporte educacional, conforme Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo;
  • Apoio Pedagógico: utilização dos Cadernos de Apoio Pedagógico, com o intuito de subsidiar a estruturação e desenvolvimento das aulas;
  • Característica das modalidades: atrativas, acessíveis e diversificadas.