Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

23/11/2012 às 17h33 - Em encontro no Rio, Brasil e Reino Unido reafirmam acordo para os Jogos Olímpicos de 2016  

Começou nesta sexta-feira (23.11), no Rio de Janeiro, a reunião de dois dias do Programa Governamental de Observadores, promovida pela Autoridade Pública Olímpica (APO), que reafirma a proposta de cooperação entre Brasil e Reino Unido na preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Participaram do primeiro dia do evento – chamado de Transição Olímpica Governamental – o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o ministro do Esporte do Reino Unido, Hugh Robertson, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcio Fortes, o presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entre outras autoridades.

“O Brasil todo vai crescer muito com as Olimpíadas. Vamos fazer Jogos tão perfeitos quantos os de Londres”, declarou o presidente da APO, Marcio Fortes.

Já o ministro do Esporte do Reino Unido, Hugh Robertson, agradeceu a cooperação estabelecida com o Brasil e deu uma sugestão ao governo brasileiro: “Quanto mais cedo você começa a preparação de um evento, mais cedo você termina essa preparação e deixa tempo para diminuir a margem de erros na organização”.

O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, destacou que a integração entre o Brasil e o Reino Unido tem aumentado a cada dia. Ao lembrar que estamos a menos de quatro anos dos Jogos Olímpicos, Nuzman disse que temos de nos inspirar nos Jogos de 2012, em Londres, para realizar uma olimpíada ainda melhor no Rio de Janeiro.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez uma intervenção otimista, elogiou os Jogos de Londres deste ano e projetou as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, como um evento de vital importância para o país, não somente para a capital fluminense: “Vamos aproveitar a experiência dos britânicos e o espírito de integração para fazer um dos maiores Jogos da história”.

Passagem de bastão
O ministro brasileiro teve uma reunião bilateral de meia hora com seu colega britânico, Hugh Robertson, logo após a abertura do Programa Governamental de Observadores. “Este evento é um marco na cooperação entre Brasil e Reino Unido. É como se os ingleses nos passassem o bastão das Olimpíadas e declarassem: ‘Agora é com vocês!’”, explicou Aldo Rebelo.

O programa organizado pela APO inicia uma nova fase na cooperação entre os dois países. Os britânicos continuarão vindo ao Brasil e prestando consultoria até 2016 em itens como infraestrutura, organização, relação com a mídia e segurança.

Na semana que vem, será realizada, também no Rio de Janeiro, a Soccerex – convenção internacional sobre os negócios gerados pela Copa do Mundo. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai fazer uma palestra e participar da abertura, que acontece na segunda-feira (26.11), no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro. À tarde, ele, o governador Sérgio Cabral e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, fazem uma visita ao Maracanã para acompanhar a evolução das obras. Ao longo da semana, também serão visitadas as arenas de Curitiba (terça-feira) e São Paulo (quarta-feira).

Douglas De Felice, do Rio de Janeiro
Foto: Douglas De Felice
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: