Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

09/11/2012 às 15h00 - Ministério do Esporte apresenta projeto do novo autódromo internacional do Rio  

O Ministério do Esporte apresentou nesta sexta-feira (09.11), no Rio de Janeiro, o projeto do novo autódromo internacional da cidade, que será construído no terreno pertencente ao governo federal, na Estrada do Camboatá, em Deodoro. Na presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o comandante da 1ª Região Militar do Exército, general de divisão João Ricardo Maciel Monteiro Evangelho, assinou o documento revertendo a área do Exército Brasileiro para a Superintendência do Patrimônio da União, que posteriormente vai transferi-la para o Ministério do Esporte. A construção do novo circuito é um compromisso dos organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 para desativar o atual autódromo de Jacarepaguá, onde será erguido o Parque Olímpico dos Jogos.

A apresentação do projeto ocorreu no próprio terreno de dois milhões de metros quadrados. O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, informou que “o modelo adotado é o de autódromo parque, para preservar ao máximo a área verde do local”. A pista foi projetada em um vale cercado por encostas que serão reflorestadas.

Estão previstas grandes áreas de escape gramadas ao longo da extensão da pista. O circuito terá também pista para treinos, kartódromo e área de negócios. Há ainda previsão de uma escola de automobilismo. “O novo autódromo terá capacidade para receber qualquer prova do automobilismo e da motovelocidade internacional”, destacou o secretário.

A licença prévia para o empreendimento foi concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ao Ministério do Esporte, no dia 6 de outubro de 2011. Conforme acordo estabelecido em maio deste ano, o governo federal vai financiar o projeto do novo circuito e o governo do estado do Rio se incumbirá das obras.

O cronograma prevê que até fevereiro o Ministério do Esporte entregue ao governo estadual o projeto executivo do empreendimento para licitação. A entrega da pista e da infraestrutura de competições estão previstas para julho de 2014, e das demais edificações em 2015.

O ministro Aldo Rebelo disse que o automobilismo deu ao Brasil grandes ídolos e que o Rio, “metrópole mais cosmopolita e mais nacional do país”, com o novo autódromo, poderá atrair muitos eventos de velocidade. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que o anúncio do projeto é “uma resposta aos descrentes” que não confiavam no compromisso das autoridades de construir um novo autódromo à altura da tradição do esporte nacional.

Também participaram da apresentação o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, o secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Régis Fichtner, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro, Djalma Neves, o presidente da Federação Mineira de Automobilismo, Pedro Sereno de Matos, pilotos de algumas categorias, como Chico Serra e Paulo Melo Gomes, da Stock Car, e os pilotos mirins de kart Julia Jokinen, Lucas Carvalho e Miguel Piersanti.

Confira o projeto do novo autódromo internacional do Rio de Janeiro:




                                            Traçado do novo autódromo

                                        Perspectiva da pista e do túnel

                                          Perspectiva da frente dos boxes



Sueli Scutti, do Rio de Janeiro
Foto: Bruno Carvalho
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: